HUGV promove `Dia D´ de prevenção às doenças da mulher
O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e filiado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu na última terça feira (27) uma intensa programação alusiva ao Outubro Rosa, movimento internacional que elegeu o mês de outubro como marco na luta contra o câncer de mama e de colo de útero.
Durante toda a manhã, usuários e funcionários do HUGV tiveram diversas atividades relacionadas, como palestras, apresentações musicais, dinâmicas e distribuição de brindes, além de ações educativas nas clínicas com paciente internados, acompanhantes e colaboradores. As ações foram planejadas para inserir todos os frequentadores do hospital na campanha, chamando a atenção de funcionários e usuários para a importância do diagnóstico precoce.
Na solenidade de abertura do evento, o Superintendente do HUGV, Rubem Alves da Silva Junior, chamou atenção de todos os usuários no Ambulatório Araújo Lima, para a importância constante da prevenção, ressaltando ainda aos homens presentes que o câncer de mama não somente ocorre nas mulheres, mas há incidência em homens. “Os homens não podem achar que câncer de mama é um mal que atinge somente as mulheres. A prevenção e o cuidado constantes são as melhores formas de manter a saúde”.
A Médica do Trabalho do HUGV, Cristiani Fachinello, responsável pelas palestras itinerantes que percorreram todo o Hospital, ressaltou que “O outubro rosa é o mês de combate ao câncer de mama e aqui no HUGV montamos uma equipe multidisciplinar, com pessoas de diversos setores que levantaram essa bandeira e se uniram para que pudéssemos passar aos servidores e usuários esta mensagem sobre a prevenção”.
O câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, responde por 25% de casos novos a cada ano. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve surgir este ano, 57,1 mil novos casos no Brasil.