DINTER UFAM/UFMG forma doutores em Administração para a região Norte
Em outubro de 2015, oito docentes da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas iniciaram as aulas da segunda turma do Doutorado Interinstitucional em Administração, fruto de convênio firmado com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2010. O objetivo da parceria é qualificar docentes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da UFAM e de outras instituições da região Norte.
Na UFAM, o programa é coordenado pelo professor Tristão Cavalcante, da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Para ele, ter um curso de doutorado para a região Norte do País é muito importante. “Temos uma carência enorme de profissionais com formação stricto sensu, principalmente na área de Administração. Nesta região, nós ainda não possuímos nenhum curso de Doutorado em Administração, ma apenas três de mestrado. Isso reforça a necessidade e formação de profissionais com esta modalidade de capacitação”, esclarece.
O professor avalia positivamente essa possibilidade de qualificação dos docentes da Universidade. “O programa possui hoje uma qualidade de nível 6 de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além disso, um fator positivo para a UFAM é a experiência anterior de formação dos nossos discentes em doutores, que foi muito satisfatória”, ressalta.
Linhas de pesquisa
O Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FaCE/UFMG) é o responsável pelas atividades. O programa está dividido em quatro linhas de pesquisa: 1) Mercadologia e Administração Estratégica; 2) Finanças; 3) Estudos Organizacionais e Sociedade; e 4) Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.
Nesta segunda edição do DINTER, prevista para terminar em 2019, 12 aprovados estão cursando a disciplina de ‘Filosofia da Ciência’, iniciada no último dia 5. A segunda parte dessa disciplina, que é ministrada pelo professor Reynaldo Maia Muniz, ocorrerá entre 16 e 20 de novembro de 2015. Em seguida, os doutorandos serão formados em ‘Teoria das Organizações’, nos períodos de 14 a 18 de dezembro e 1º a 5 de fevereiro de 2016.
As aulas serão realizadas nas instalações da Ufam e posteriormente nos dois últimos anos em Minas Gerais, Na UFMG, onde os discentes participarão das atividades relativas a estágio e orientação, preparação da tese. O cronograma será finalizado até o primeiro semestre de 2019, e o objetivo é qualificar 100% dos discentes em nível de doutorado ao final desse período.
Mérito
Do total de participantes, oito são docentes da UFAM, três da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e uma da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Com 67% dos doutorandos, a UFAM dá os parabéns aos aprovados nesta edição do programa. Confira a lista por linha de pesquisa:
Linha: Mercadologia e Administração Estratégica
-
Edna Aniceto de Magalhães Cardoso;
-
Bruno Duarte de Oliveira;
-
Paulo César Araújo Negreiros;
-
Alexandre Pirangy de Souza.
Linha: Finanças
-
Cleuber Pimentel Barbosa;
-
Lenice Ypiranga Benevides de Araújo Vieira Sá;
Linha: Estudos Organizacionais e Sociedade
-
Inara Regina Batista da Costa;
-
Marcelo de Souza Ramos.