Programação marca início da comemoração de 45 anos do curso de Jornalismo da UFAM
O lançamento da programação de comemoração do aniversário de 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) reuniu nesta segunda-feira (26), no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), professores e estudantes para acompanhar as atividades que deverão ocorrer entre os dias 23 a 27 de novembro, com a participação da Faculdade Martha Falcão (FMF), do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e da Faculdade Boas Novas (FBN).
O chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e coordenador do evento, professor Dr. Allan Rodrigues, afirmou que o evento tem como objetivo não somente marcar a data, mas promover um amplo debate sobre as práticas pedagógicas no ensino de Jornalismo, discutir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e contribuir com a adequação do Projeto Político Pedagógico do Curso às novas diretrizes. O professor lembra a criação do curso, em 1969, mas que somente efetiva suas atividades um ano depois, com o inicio da primeira turma. “Essa data não poderia ser esquecida sem promover algum evento para marcá-la” , completa.
Durante sua explanação, Rodrigues discorreu sobre a programação que inclui, além de palestras, mesas redondas, oficinas, atividades culturais, dentre outras, terá a participação de profissionais, pesquisadores convidados. De acordo com ele, o ensino de jornalismo será pauta na impressa e nos outros cursos de comunicação das instituições privadas da capital.
Segundo a professora Conceição Derzi, uma das pioneiras do curso, é uma satisfação comemorar os 45 anos do curso que teve primeiramente a habilitação de Jornalismo e anos depois surgiu o curso de Relações Públicas. Para a professora, existe um grande problema no jornalismo em nossa atualidade, que é a relação com o poder. “O jornalismo ataca muito pouco isso. Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça coloca o Amazonas em 25º no ranking dos Estados que combatem a corrupção no país. Isso é um absurdo. Cabe aos jornalistas investigarem e terem coragem para que essa situação mude”, completa.
Durante o evento, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), Wilson Braga Reis, falou sobre a crise econômica brasileira e de como essa vem afetando o mercado de trabalho na capital amazonense. Ele considera importante a realização desse evento, o qual irá permitir maior discussão sobre esse quadro econômico que a sociedade brasileira vem passando.
A finalista do curso de Jornalismo, Andrezza Maria Cunha, 22, acredita que o estudante de Jornalismo deve ter uma noção sobre a importância do curso, pois ele trabalha com a informação nua e crua, principalmente num contexto social e político. "Precisamos ter a noção de quanto é importante a profissão para a realidade brasileira e mundial. A partir do momento que se ingressa na Universidade, se desmitificar várias ideias e percebe-se o grau e o valor da informação na área jornalística", ressalta.
45 anos do curso de Jornalismo
O curso de Jornalismo da UFAM é considerado o primeiro da área na Região Norte. A portaria que cria o curso foi assinada pelo professor Jauary Marinho, à época, Reitor da então Universidade do Amazonas (UA), no ano de 1969. A primeira turma ingressou no ano de 1970. Entre os ingressantes da primeira turma, estava o professor Dr. Walmir de Albuquerque Barbosa que, mais tarde, tornou-se Reitor da UFAM entre os anos de 1998 e 2001.