Matemática e Geologia abrilhantam os dois últimos dias da III SECT-ICE

Três exemplares da Torre de Hanói feita com recicláveisTrês exemplares da Torre de Hanói feita com recicláveisComo fazer com que alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas mais carentes passem a ter gosto pela Matemática? Essa foi uma das perguntas respondidas pela Gincana da Matemática, promovida pelos alunos do curso de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento é parte das programações da III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (SECT-ICE), que encerra hoje (23).

Segundo a professora Yashiko Nascimento, a ideia é trabalhar a Matemática de forma divertida utilizando materiais recicláveis. “Esse é o grande barato da história. A gente sabe que há uma carência grande de material, então a nossa ideia é de mostrar uma alternativa para quem não tem recursos para desenvolver a atividade”, afirma.

Na Gincana, mais de 30 atividades foram desenvolvidas. Entre elas, a Torre de Hanói reciclável. Na atividade, é necessário montar uma torre com quatro peças e apenas 15 movimentos, mudando a base da torre. O objetivo da Torre, além de trabalhar o raciocínio lógico, é trabalhar com a função 2n – 1, onde N representa o número de peças.

Geologia

José Fanton, diretor de Exploração da Potássio Brasil. Foto: Carlos Frederico/DEGEOJosé Fanton, diretor de Exploração da Potássio Brasil. Foto: Carlos Frederico/DEGEOE na tarde da última quinta-feira (22), foi a vez do curso de Geologia apresentar a palestra “O Potássio no Amazonas”, ministrada pelo Sr. José Fanton, diretor de Projetos e Exploração da empresa Potássio Brasil. A palestra aconteceu no Auditório do Departamento de Geociências, e contou com a presença de alunos, professores e profissionais da área.

Para o executivo, a importância de se encontrar potássio no Amazonas é muito grande. “A bacia amazônica tem um potencial muito grande, e nos locais onde há jazidas no Brasil, não se tem extraído nada, e isso há mais de 40 anos. As maiores jazidas de potássio do Brasil já são Autazes e Novo Remanso. É um crescendo favorável, e isso nos deixa muito satisfeitos. A responsabilidade para tocar esse projeto é enorme”, ressaltou o geólogo.

III SECT-ICE

A III Semana de Ciência e Tecnologia é promovida anualmente pelo Instituto de Ciências Exatas da UFAM, e é realizada junto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema deste ano é “Luz, Ciência e Vida”, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz.

A III SECT-ICE congregou as semanas acadêmicas dos cursos de Matemática, Geologia, Química, Física e Estatística, que terminam hoje, dia 23, com a premiação da terceira edição da Olimpíada Amazonense de Física, realizada pelo Departamento de Física.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable