Palestra sobre meteoros desperta a curiosidade de estudantes na Semana do Curso de Física
A décima nona edição da Semana do Curso de Física, que integra a III Semana de Ciência e Tecnologia do ICE (SECT-ICE), tem atraído estudantes para palestras, oficinas, apresentações orais, dentre outras atividades que ocorrem nas dependências da Faculdade de Tecnologia (FT), Setor Norte, das 8h às 18h.
A palestra "Meteoros: raros brilhos em nossas vidas", proferida pelo professor Walter Castro Júnior, teve o objetivo de conceituar e classificar os eventos ocorridos em nosso planeta para os estudantes do ICE e da Rede Pública de Ensino. De acordo com o pesquisador, o meteoro, chamado popularmente de estrela cadente, designa o fenômeno luminoso observado quando da passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre.
Ele explicou que a palavra meteoro vem do grego e significa elevado, alto (no céu), ou seja, elevado no céu. Apresenta cores variadas, dependendo da velocidade e da composição do meteoroide; possui um rastro por vezes persistente, e produz sons. Meteoros podem estar associados a chuvas de meteoros ou chuva de estrelas cadentes ou simplesmente chuva de estrelas.
Segundo ele, os esforços para a realização da Semana do Curso de Física são compensadores e, neste período, os alunos dos cursos do ICE, foram dispensados da sala de aula para participarem das atividades que ocorrem nas dependências do ICE e que também integram a III SECT-ICE. Além disso, alunos da Rede Pública de Ensino participam ativamente da programação, disse.
"Nesse evento, utilizo toda a minha experiência, utilizando uma linguagem acessível para que os estudantes de outros cursos possam assimilar os conteúdos da área de Física, além da comunidade fora do circuito universitário. Então, eu procuro usar uma linguagem adequada para o entendimento deles. Entretanto, uso termos corretos da ciência, sem apresentar complicações de entendimento", ressalta Walter Jr.
O estudante do segundo período do curso de Engenharia de Produção, Eduardo Marcos da Costa, 18, avalia de forma positiva a programação do III SECT-ICE. Ele acredita que, a partir do ingresso na Universidade, muitas vezes, o estudante percebe o quanto precisa se aprofundar em alguns temas. "Esse tipo de evento é importante para amadurecermos academicamente", declara.