Ensino da língua portuguesa abre IV Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura
Na tarde desta terça-feira (13), o Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus, foi pequeno para receber os participantes do IV Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (PPGL/UFAM).
Segundo a professora Dra. Marta Monteiro, coordenadora do evento, o objetivo principal da atividade é tornar públicas as pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do PPGL. “É praticamente uma obrigação que nós temos. A Universidade é pública e gratuita, e a sociedade quer ver o nosso trabalho. Realizar esse evento é uma forma de retribuir para a sociedade o que eles estão fazendo por nós”, afirma.
Ainda de acordo com a professora Marta, promover um evento como o Seminário tem uma importância ainda maior para o Programa. “Nós queremos implantar no programa um curso de Doutorado. Ter um Seminário como esse no nosso histórico é um diferencial para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, ressalta.
Comunicações
Participantes da primeira mesa de comunicaçõesA primeira mesa do evento, mediada pelo professor Dr. Luiz Carlos Martins, teve foco na área de Estudos da Linguagem, contando com três apresentações de pesquisas. Entre elas, a da mestranda Lygia Souza, que pesquisa o tema “Diversidade linguística no ensino de português: desafios do professor de língua materna no contexto escolar”.
A pesquisadora conta que o tema surgiu durante o seu trabalho como professora de Língua Portuguesa de escolas da zona rural, no período de 2007 a 2010. “Eu percebi que não era só eu que tinha dificuldade no ensino, mas dos demais professores de Língua Portuguesa não só na zona rural, mas também na zona urbana”.
Lygia afirma que já tem uma noção das dificuldades que serão relatadas pelos professores. “Quando nós soubermos quais são essas dificuldades enfrentadas no trato com a língua materna em sala de aula, haverá a possibilidade de repensar a formação inicial e continuada, além do aporte que é dado a eles para o ensino da língua materna”, finaliza a mestranda.
O evento
O IV Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura vai até hoje, dia 14 de outubro, e conta com a presença da professora Dra. Marilene Corrêa da Silva Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, que falará sobre o tema “A formação de professores-pesquisadores de linguagem e literatura e o desenvolvimento: compromissos e (des)caminhos”. O evento começa ás 14h, também no Auditório Rio Solimões, e vai até ás 20h, com apresentações nas áreas de Estudos Literários e Estudos da Linguagem.