PROTEC realiza ciclo de palestras sobre divulgação científica
A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (PROTEC/UFAM) realizou na última sexta-feira (02) a primeira edição do Ciclo de Palestras em Divulgação Científica e Práticas de Inovação. O evento aconteceu no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), localizado no Centro Administrativo, Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, e contou com a presença de estudantes, professores e profissionais das áreas de diversos cursos da Universidade.
De acordo com a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, muitos trabalhos que são apoiados pela PROTEC tem tido destaque nacional e internacional, com diversas premiações e apresentações em congressos importantes. “A partir disso, nós resolvemos criar esse espaço para a discussão e a divulgação desses trabalhos, que são importantíssimos para a instituição, com o intuito de ampliar o intercâmbio e a interdisciplinaridade”.
Ainda de acordo com a pró-reitora, já há um planejamento para uma nova edição do ciclo de palestras. “A pró-reitoria está trabalhando na avaliação do ciclo, e o certificado sairá mediante essa avaliação. O ciclo está sendo um sucesso para nós, com certeza! Disponibilizamos 20 vagas, e, no entanto, mais de 50 pessoas estão assistindo as palestras”, destacou Chaves.
Palestras
No ciclo, foram apresentadas quatro palestras, todas sobre projetos que contam com o apoio da Pró-Reitoria. Entre elas, o projeto “Desvendando as Ciências Forenses”, coordenado pela professora Karime Bentes, do curso de Química da UFAM. Segundo a professora, um dos objetivos do programa é “prover aos alunos condições para desenvolver uma visão de mundo atualizada, o que inclui uma compreensão mínima das técnicas e dos princípios científicos em que se baseiam”, afirma.
“O quadro atual do ensino básico no Brasil mostra-se preocupante, por apresentar baixos índices de aprendizagem e conclusão escolar e escassez de professores, especialmente nas Ciências Exatas. A partir disso, os conteúdos apresentados devem ser abordados a partir de temas que permitam a contextualização do conhecimento”, ressalta a coordenadora.
Para a aluna Ingrid Castro, do curso de Zootecnia, o evento foi interessante, uma vez que permitiu o intercâmbio entre diversas áreas. No ciclo de palestras, a aluna também falou do trabalho que está desenvolvendo em um projeto apoiado pela PROTEC, sobre produção e caracterização do colágeno na bexiga natatória do tambaqui.
“Nós fizemos as coletas, inicialmente, com peixes vendidos em feiras e em supermercados. Atualmente, já fizemos a análise físico-química deles. A extração do colágeno já está sendo realizada, e tivemos que adaptar um pouco a metodologia, haja vista que ficou um pouco diferente do planejado. No entanto, esperamos que dê tudo certo!”, destacou.