`Tratamento de Resíduos da UFAM´ encerra série de debates ambientais de setembro no CCA
Todas às terças-feiras de cada mês, o Centro de Ciências do Ambiente da UFAM realiza uma série de palestras vinculadas ao projeto `O Ambiente Além da Sala de Aula: Debate Ambiental´. No mês de setembro o assunto principal foi `Resíduos: questão política ou cultural?´. Os temas abordados ao longo do mês foram:`A política de resíduos sólidos implementada no Amazonas´ (08/09); `Lixo: um problema cultural?´ (15/09); `Novas tecnologias de cuidado e tratamento de resíduos´ (22/09).
Finalizando a última terça de setembro (29), foi a vez do debate ambiental `O Tratamento de Resíduos da UFAM´, ministrada pela professora Karime Bentes, do departamento de Química da Universidade. Em sua palestra, a Docente apresentou a atual política ambiental da UFAM para o tratamento dos resíduos sólidos, iniciada a partir de 2012.
Segundo Karime, antes daquele ano já haviam discussões dentro da Academia sobre os resíduos gerados. Como resultado, o Comitê Gestor Ambiental, formado por pró-reitores e diretores de unidades, decidiu criar o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), marco zero da política ambiental da UFAM, cujo um dos instrumentos é a gestão de resíduos sólidos.
Ações emergenciais
Em 2014 a UFAM passou a fazer um diagnóstico dos seus resíduos gerados em Manaus, para a tomada de ações emergenciais. “O Siga, em sua concepção, já tinha um formulário de diagnóstico. Ele foi adaptado para o momento atual, e depois enviado para todas as unidades da UFAM em Manaus, pra que esse formulário fosse devolvido e nós pudéssemos ver os níveis críticos, necessários para a ação emergencial”, explica Karime.
Com base no diagnóstico, a UFAM começou um trabalho de recolhimento de resíduos químicos perigosos, e recicláveis. O público presente no debate teve a oportunidade de ver fotos das ações emergências, realizadas nos setores norte e sul do Campus, no segundo semestre de 2014. Os materiais foram recolhidos por empresas certificadas junto aos órgãos ambientais. Para karime, essa foi uma ação que precisa ser contínua. “Estamos tentando fazer uma previsão, um planejamento, da quantidade de resíduos gerados semestralmente, pra que tenhamos um calendário de recolhimentos em cada unidade, de acordo com sua demanda. Em 2014 foram três recolhimentos ao longo de seis meses. Este ano faremos mais. Nos campi da UFAM no interior, o diagnóstico está sendo levantado”, ressalta a Pesquisadora.
Outras ações
Além do formulário de diagnóstico, o próximo a ser aplicado é sobre percepção ambiental na vizinhança da UFAM (bairros próximos ao Campus). Outra atividade já em andamento é um Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Perigosos, elaborado pelo Departamento de Química. Em todos os laboratórios, por exemplo, deverá constar um conjunto de avisos sobre quais compostos orgânicos podem ser descartados na pia. O Manual é um dos trabalhos presentes no Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que contempla toda uma cadeia de administração de resíduos desde a geração até sua destinação final.
Também estão previstos os lançamentos de dois editais: um para Recicláveis, em atendimento ao Decreto 5940/06 (trata da separação dos resíduos recicláveis descartados por órgão e entidades federais, e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de matérias recicláveis), e o outro para Produtos Perigosos, atendendo a Lei 12.305/10, da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ambos os editais foram propostas elaboradas pelo Comitê Gestor Ambiental.
No campo da orientação acadêmica sobre resíduos, atualmente são orientados quatro bolsistas de Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), e um bolsista do Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Paiti). Concomitante, está sendo elaborada pela Comissão, a criação de um doutorado em Resíduos Sólidos.
No campo da capacitação, será realizado, em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), um ciclo de treinamentos dos servidores quanto à triagem, armazenamento e descarte de resíduos sólidos. Esse treinamento também se estenderá à empresa de serviços gerais, e aos alunos de pós-graduação.
Já na captação de recursos para a Gestão de Resíduos Sólidos na UFAM, foi elaborada uma proposta de Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) que contempla quatro bolsas, e aprovada uma Ação Curricular de Extensão (ACE), que busca a capacitação de membros de associações e cooperativas para reciclagem de óleo de fritura residual. Também está em fase de correção a proposta de criação de um Programa de Extensão destinado ao tema Resíduos Sólidos.
Próximos Debates Ambientais
No mês de outubro, a série de debates ambientais continua. Desta vez a temática será `Fragmentos Verdes Urbanos´. Confira as palestra na notícia abaixo: