MUNdi discute cenário internacional e reúne mais de 250 membros

 

Envolvendo vasta programação sobre trabalho realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Modelo das Nações Unidas para a Diplomacia (MUNdi) reuniu estudantes do Ensino Básico e Superior para discutir temáticas internacionais, como o terrorismo, a Guerra da Bósnia e o papel do Banco Mundial. O evento ocorreu na Faculdade de Direito da UFAM, de 5 a 7 de setembro.

Ao todo 267 estudantes participaram como delegados ou jornalistas (no caso do Comitê de Imprensa) da IV edição do MUNdi, divididos em delegações responsáveis por debater temas específicos, os estudantes simularam as atividades diplomáticas e, dessa forma, aprenderam a refletir sobre questões importantes no cenário internacional.

Comitês da IV edição do MUNdi

O Banco Mundial envolveu a discussão sobre desenvolvimento sustentável em Zonas Econômicas Especiais. Foi o espaço para debates que mais envolveu a realidade local, havendo inclusive discussões de projetos para melhorar a infraestrutura e demais condições da Zona Franca de Manaus.

O Conselho de Segurança Histórico colocou em discussão um dos mais violentos conflitos já ocorridos em solo europeu: a Guerra da Bósnia. Coube aos participantes refletir sobre qual seria a melhor providência a ser tomada pelas Nações Unidas naquele contexto histórico.

O Comitê Contra o Terrorismo teve como pauta o combate aos diversos grupos terroristas presentes no Oriente Médio, levando os participantes a discutirem o conceito de terrorismo, que é bastante polêmico a nível global, e a pensarem em mecanismos para combatê-lo.

Na Conferência de São Francisco, houve a oportunidade de se compreender o contexto da elaboração da Carta da ONU e de corrigir os eventuais equívocos que foram cometidos durante o processo.

O Comitê de Imprensa foi responsável pela coberturado evento e por desenvolver nos participantes (jornalistas) a habilidade de relatar acontecimentos, redigir, editar, diagramar, além de exercer e conhecer os limites da liberdade de expressão.

No primeiro dia, houve como evento extra o Quiz, que visava testar os conhecimentos geopolíticos dos participantes, e no segundo houve a Feira das Nações, com finalidade lúdica.

                                        

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable