Palestra sobre `Imaginário e Complexidade´ inaugura mais uma disciplina do PPGCCOM

Professor Juremir Machado da Silva (PUC-RS)Professor Juremir Machado da Silva (PUC-RS)O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM (PPGCCOM) inaugurou na manhã desta segunda-feira, 20, mais uma disciplina de seu Mestrado: `Tecnologias do Imaginário e Representações Culturais´. A disciplina faz parte da Linha 2 `Linguagens, Representações e Estéticas Comunicacionais´.

Para a abertura da aula inaugural, realizada na sala 16 do pavilhão Professor Mário Ypiranga Monteiro, setor norte do Campus, o Programa convidou o professor da Faculdade de Comunicação Social, departamento de Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Juremir Machado da Silva.  

Com a palestra `Imaginário e Complexidade´, o professor Juremir apresentou para professores, acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas, e alunos do Mestrado em Comunicação Social, definições sobre Imaginário, e como pesquisar esse tema numa perspectiva complexa dentro da sociedade contemporânea, a partir da relação entre Imaginário e Mídia.

“Não vivemos sem o Imaginário. Somos produtores, construtores de Imaginários, que muitas vezes, na minha perspectiva, são uma camada de sentidos e significados que se atribui as coisas, dando a elas um aspecto mitológico, maravilhoso, fabuloso, e que pode ser compreendido e decodificado se começarmos a retirar essas camadas, pra ver o que havia antes de ser atribuído esse significado a um determinado acontecimento”, disse o Professor.

O tema Imaginário vem sendo trabalhado sistematicamente pelo Docente desde 1991. Ao todo, o pesquisador já publicou 30 livros, sendo seis somente sobre o assunto. Um deles utilizado na Palestra é `Tecnologias do Imaginário´, lançado em 2001. Nesse livro, o autor procura indicar o que é Imaginário, e quais são os passos para se fazer uma pesquisa prospectiva nesse domínio.

Ainda sobre o livro, o pesquisador da PUC-RS disse que a publicação foi bem aceita no meio acadêmico porque é um cruzamento entre Mídia e Imaginário. Como as mídias podem tentar serem produtoras de Imaginário. “É a tentativa, justamente, de trazer o tema do Imaginário, da Sociologia, da Antropologia, para o mundo da Comunicação”, justifica o pesquisador, que lança, em 2016, outro livro sobre a mesma temática.

Nova disciplina contribui com o desenvolvimento da pesquisa na Amazônia

Professora Mirna Feitoza e palestranteProfessora Mirna Feitoza e palestranteA mais nova disciplina do PPGCCOM `Tecnologias do Imaginário e Representações Culturais´, faz parte de uma modificação feita na proposta do Programa, em vista do Imaginário ser um dos grandes temas de pesquisas da Amazônia.

A disciplina pretende fornecer aos alunos, instrumentos teóricos e metodológicos para desenvolverem a pesquisa do Imaginário na região, a partir das tecnologias envolvidas na Comunicação, e como essas produzem Imaginário. Para a coordenadora do PPGCCOM, professora Mirna Feitoza, espera-se que os mestrandos se formem numa perspectiva da pesquisa do Imaginário a partir da contemporaneidade.

“Porque aqui nós temos os mitos, as lendas tradicionais, mas nós já temos uma produção de Imaginário contemporânea também. Então eu acho que essa atenção entre o tradicional e o contemporâneo ela vai ser bastante frutífera. Nós também produzimos, a partir das novas tecnologias, imaginários sobre a nossa própria região. Então, como é que essa produção se relaciona com o tradicional e joga outras camadas nessa realidade?”, finaliza a Coordenadora.    

Notícia relacionada:

PPGCCOM recebe professor da PUC-RS

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable