HUGV completa meio século de fundação com atividades em setembro

Neste sábado, dia 27 de junho, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HGV) completo meio século de fundação, atuando como instituição de saúde de referência para o Sistema Único (SUS), no que se refere à assistência, ensino e pesquisa na Amazônia Ocidental.

Além das festividades de aniversário e da inauguração do novo hospital, será realizada a VIII Edição da Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental, com o tema: “Inovação em saúde: Gestão, Ensino e Assistência”, durante o mês de setembro. Trata-se de um evento bienal promovido pelo Hospital para discutir temas de interesse da área de saúde, firmando-se como um fomentador de inovação, pesquisa e desenvolvimento do conhecimento acadêmico e prático na área de saúde em toda a região amazônica.

Sobre a história do HUGV: O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), foi criado em 27 de junho 1965, por iniciativa do Governo Estadual do Amazonas. Inaugurado como um Hospital moderno, bem equipado para os padrões da época, servia à população amazonense e territórios limítrofes. Suas atividades básicas eram fundamentais na assistência médica em clínica médica e cirurgia geral. Ainda fazia parte de sua estrutura um pequeno Ambulatório e um Pronto Socorro, o maior e mais importante da cidade de Manaus, originário do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU). Naquela época, os leitos dos hospitais filantrópicos atuantes na cidade, somados aos do HGV, eram suficientes para atender a demanda espontânea da cidade e não havia falta de leitos hospitalares.

Em 1967, implantou-se a Zona Franca de Manaus, importante polo de desenvolvimento para o Estado e para a Região Amazônica. Com o surgimento das indústrias, houve intensa migração das populações interioranas para a Capital, Manaus. Esse crescimento populacional, por não ter sido acompanhado por um planejamento urbano adequado, trouxe repercussões negativas, sobretudo para os estabelecimentos de saúde da Região, que passaram a não atender satisfatoriamente à demanda.

Em 1981, por meio de negociações entre a Universidade do Amazonas e o Governo, o HGV é cedido à Universidade do Amazonas através do Termo de Convênio celebrado com o objetivo de promoverem a transformação do Hospital Getúlio Vargas da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas em um Distrito Docente Assistencial do sistema Único de Saúde e administrado em regime de cogestão pelo prazo de 10 anos. De imediato passou a ser chamada de Hospital de Ensino Getúlio Vargas.

Em quatro de fevereiro de 1983, através do Decreto n.º 6994, publicado na mesma data, o então Governador do Estado, Dr. Paulo Pinto Nery doou à Fundação Universidade do Amazonas o imóvel e seu patrimônio. O hospital passou então a ser reconhecido e denominado Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), para servir como campo de estágio aos cursos da área da saúde.

Em 17 de Dezembro de 2012, teve início a construção de um novo Hospital, que terá uma estrutura física 10 vezes maior que a atual, com a incorporação das clínicas básicas: ampliação das Clínicas Cirúrgica e Médica, (a implantação das Clínicas Ginecológica e Obstétrica e implementação da Pediátrica. O novo Hospital terá capacidade instalada de 300 leitos, 30 deles destinados à pacientes em regime de Terapia Intensiva.

No dia 06 de novembro de 2013, a Fundação Universidade do Amazonas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, firmaram o Contrato nº 01/2013 que passou a gestão do Hospital Universitário Getúlio Vargas para a EBSERH (empresa pública com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Educação). A Ebserh tem por finalidade prestar às instituições federais de ensino superior e a outras instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, mediante as condições que forem fixadas em seu estatuto social.

Atualmente, o HUGV é referência no atendimento à saúde da população do Amazonas e municípios vizinhos da região Norte, atendendo grande parcela da Amazônia Ocidental, parte Sudoeste do Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá. Somente no ano de 2014 foram realizadas 4.521 internações; 4.120 cirurgias; 114.468 consultas e 354.061 exames laboratoriais.

Outra contribuição importante do HUGV à sociedade é como entro de pesquisa e campo de formação de profissionais da área de saúde. Foram realizadas em 2014 um total de 45 pesquisas, 28 projetos de extensão, 19 eventos, 10 sessões anatomoclínicas, 43 artigos científicos publicados e lançamento de 2 volumes da revista HUGV (periódico científico de classificação nacional QUALIS C).

O Hospital conta ainda com um e programa de Residência Médica em 24 especialidades com 154 médicos residentes e de Residência Multiprofissional com 26 residentes das áreas de Educação Física, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Nutrição, odontologia, Fisioterapia e Fisioterapia Neonatal.