Alfabetização a partir dos fonemas é tema de abertura de Seminário da FACED
A Faculdade de Educação (Faced) promove, por meio do Grupo de Pesquisa em Educação, o Seminário Internacional de Psicologia Cognitiva, Aprendizado e Leitura. No primeiro dia do evento, a alfabetização a partir dos sons das letras foi o tema em estudo. A palestrante foi a professora da Universidade do Minho, Fernanda Leopoldina Viana. O evento segue até sexta-feira, 26, de junho.
O processo de alfabetização infantil foi discutido pela professora portuguesa tendo em conta o domínio da linguagem oral. Segundo Fernanda Viana, uma vez que as crianças já compreendem bem as palavras, pode-se iniciar o ensino dos fonemas para, posteriormente, fazer uso das letras. “Os professores costumam dizer que esse método pode confundir as crianças, o que não acontece. As crianças têm completo discernimento dos sons já no jardim de infância”, defendeu Viana.
A pesquisadora orientou os participantes do Seminário sobre como realizar atividades com base na alfabetização a partir da
consciência fonética. De acordo com a preletora, é preciso cuidado para não confundir os planos gráfico e fônico da língua de maneira a dificultar a compreensão dos estudantes sobre um e outro. E reforçou a importância da adoção de métodos lúdicos em todo o processo de alfabetização.
Para a diretora da Faced, professora Selma Baçal, a palestra aborda um tema novo ainda na área educacional brasileira. Segundo a também coordenadora do grupo de pesquisa, o educador deve adotar o método mais adequado para a realidade na qual ele atua, tendo em conta o contexto do estudante a ser alfabetizado.
Sobre o Seminário Internacional da FACED 35 pessoas
Professora Fernanda VianaO evento tem o foco na internacionalização, buscando estreitar os laços com pesquisadores da área de Educação de Portugal, mais precisamente, da Universidade do Minho, da qual faz parte a professora convidada. “A Universidade já tem convênios com a Universidade do Minho. Agora, nós vamos nos reaproximar para mantê-los e desenvolver mais trabalhos em conjunto”, disse Baçal.
A abordagem da educação com foco no processo cognitivo visa proporcionar aos educadores o aprofundamento sobre de que forma a criança constrói o conhecimento.
À tarde, a programação do Seminário segue com reunião para os profissionais que tenham interesse na relação de convênio e pesquisa no campo da leitura e aprendizagem.
Amanhã, 26, as atividades previstas são o encontro com pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e palestra com a professora Fernanda Viana.