Curso de Administração promove workshop "Gestão Pública Empreendedora"

Evento teve grande participação de alunos dos cursos da FESEvento teve grande participação de alunos dos cursos da FES

Com o objetivo de promover a discussão, conhecimentos e esclarecer ferramentas de como empreender em Instituições Públicas, acadêmicos do curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais promoveu, na última quarta-feira, a palestra "Gestão Pública Empreendedora", ministrada pelo professor do Departamento de Economia da UFAM, Jefferson Praia. O evento reuniu, além de alunos da Administração, também estudantes de Economia e Contabilidade, que estiveram no auditório rio Amazonas, setor norte do Campus, acompanhando relatos de vivência do palestrante, o qual foi secretário-geral do Conselho Municipal de Gestão Estratégica de Manaus, senador da República, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, secretário municipal de Produção e Abastecimento e vereador. 

"Neste encontro pretendo contribuir, falando sobre algumas experiências as quais tive como gestor municipal na área do trabalho, empreendedorismo comunitário, principalmente em momentos de crise, como o que estamos vivendo. Acredito que no contexto econômico atual, qualquer projeto de empreender deve ser pensado, bem avaliado", disse, adiantando que plano de negócios e cursos de qualificação, para quem quer empreender, são de extrema importância para não se perder recursos e nem tempo, apostando em um tipo de empreendimento que não gerará lucro em curto espaço de tempo. 

Durante sua palestra, o professor Jefferson Praia elegeu, entre algumas de suas ferramentas, visando ao aumento da geração de renda em comunidades de Manaus, diversas capacitações de empreendedorismo. 

"Em alguns associações de bairros, a demanda é por cursos de baixo impacto, ou seja, cursos que geram poucos ganhos, então, tentamos educar os grupos para fazê-los entender e buscar modalidades que profissionalizem o negócio, focando numa clientela maior e ganhos mais substanciais", afirmou. 

coordenador do evento, professor da disciplina Seminários, Alberto Bezerra, avaliou o workshop como sendo uma iniciativa proveitosa, que incide diretamente no aprendizado sobre o próprio conteúdo e sobre como realizar eventos científicos. Ele explicou que as duas turmas dos turnos matutino e outras duas do turno noturno se revezam na organização dos encontros, que ocorrem a cada seis meses. 

"A ensino não acontece somente na sala de aula. Ele se dá por meio de palestras, congressos e toda forma de iniciativa que arregimente a comunidade acadêmica em torno de uma temática. Costumo dizer que esses encontros são grandes oportunidades de debater assuntos que eventualmente, ele pode não ter visto em sala de aula", disse o professor, que revelou que o seminário é realizado há mais de 25 anos.
 
Para ele, os alunos costumam demonstrar bastante interesse pela agenda composta para os eventos. "Costumamos trazer gestores públicos, economistas, administradores, contadores, ou seja, atendem às demandas de todas os cursos da Faculdade de Estudos Sociais. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable