Comemoração de aniversário do Proamde no HUGV é marcada por performances de dança

Em comemoração pelos 15 anos em que desenvolve as potencialidades de pessoas com deficiência, o Programa de Atividades Motoras para Deficiência (Proamde), da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) realizou, nesta quinta-feira, 28, na Unidade de Reabilitação do Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), um encontro para reunir seus   pacientes, servidores e estagiários. 

Em seu discurso, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), professora Kathia Augusta Thomé, relata sua participação desde quando o Programa, timidamente, iniciou suas atividades, em 2000, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e fica emocionada quando vê essas ações iniciais consolidadas como referência para o Estado do Amazonas.

A pró-reitora lembra que quando teve oportunidade de ir a Alemanha, visitou alguns programas desenvolvidos naquele país, e ficou surpresa quando ao perceber pessoas com deficiência capazes de realizar atividades sem a dependência de outras pessoas. Andar sozinha e dirigir um carro foram cenas que marcaram a professora que, entusiasmada, introduz e socializa algumas habilidades no Programa, acreditando que elas são possíveis de serem realizadas. 

Ela agradeceu aos profissionais que fazem parte do programa no HUGV, enfatizando o trabalho coletivo de todos para o bem das pessoas lesadas e que necessitam de um atendimento diferenciado.    

Para a coordenadora do Proamde, professora Minerva Amorim, as atividades de comemoração estão divididas pela parte da manhã no ambulatório Araújo Lima e à tarde, na FEFF. Para ela, houve um aumento considerável no atendimentod de pessoas, principalmente, pacientes provenientes do interior do Estado. Ela lembra que as ações tiveram início com os pacientes da capital, mas, em decorrência da expansão e da procura pelo Programa, os pacientes do interior tiveram também prioridade que teve um reconhecimento social.

De acordo com ela, grande parte dos estagiários, são provenientes da FEFF,  e iniciam suas atividades sem estabelecer um critério de periodicidade curricular. Ela disse que existem também profissionais formados, mas por opção realizam trabalho voluntário.  

Em decorrência de um abscesso na coluna, o cadeirante Flavio Correa Soares, 40, que há dois anos está vinculado ao Proamde, disse estar feliz por ter sido reabilitado em 60% e que jamais poderia imaginar que isso fosse possível, pois quando soube que não poderia mas andar ficou muito deprimido. Confiante em Deus, ele acredita que tem esperança de alcançar em 100% o seu desenvolvimento motor.     

Esteve presente representando o Superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), o dr. Rubem Alves da Silva Jr,  a chefe da Unidade de Gerenciamento de Pós-Graduação, a psicóloga Andréa Costa de Andrade.   

Saiba mais sobre o Proamde

É um programa extensão que oportuniza o desenvolvimento das potencialidades remanescentes de pessoas com deficiência através de Educação Física e Esportes gratuitos. Além disso, é uma oportunidade para os acadêmicos de Ensino Superior promoverem a pesquisa, capacitando-os para melhor trabalhar com essa clientela e favorecendo a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

O PROAMDE desenvolve atividades em dois polos:

1. Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) atendendo pessoas com lesão medular;

2. FEFF realizando atividades de Educação Física e esportivas para: crianças, adolescentes e adultos com deficiência.

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable