PPGS promove minicurso sobre sociologia do conflito e violência
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAM (PPGS) promoveu, na tarde desta segunda-feira (25), a primeira aula do minicurso “Sociologia do Conflito e Violência”, que vai até o dia 27 de maio. O curso, que acontece na sala 17 do pavilhão Mário Ypiranga Monteiro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras é ministrado pelo professor Dr. Luiz Fábio Silva Paiva, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC.
Professor Dr. Luiz Fábio Silva Paiva, da UFCSegundo o professor Luiz Fábio, o objetivo do minicurso é aprofundar o debate sobre a temática da violência e dos conflitos sociais. O professor aponta que é uma discussão rica, uma vez que se está num cenário que hoje é permeado por situações de conflito e violência. “A Amazônia vivencia isso em praticamente todas as suas cidades e na própria dinâmica entre povos indígenas. Existe também uma outra situação, que é a do tráfico internacional de drogas. Há muito tempo, discutíamos a Amazônia como passagem para drogas e armas. Hoje, discutimos a Amazônia como um lugar onde ocorre diversos conflitos, e aí está a necessidade de falarmos sobre isso”, destaca o professor.
Na abertura, o professor, que já foi docente da UFAM, falou sobre o aumento do estudo da violência no Brasil. Citando Marx, Weber e Georg Simmel, o professor falou das origens da violência como forma de controle de poder. Para ele, é importante que os alunos se apropriem desse conteúdo e que ele possa reverberar em pesquisas. “Nós queremos que os alunos, a partir dos conhecimentos adquiridos aqui, possam aplica-los nas suas pesquisas, investigações e análises de campo”, ressaltou o professor.
Violência como objeto de estudo
Pessoas de diversas áreas, como Comunicação, Administração, Teologia e Serviço Social estiveram presentes ao curso, Pessoas de diversas áreas compareceram ao minicursoalém de estudantes e graduados em Ciências Sociais. Entre eles, a profissional Michele Borba, de 30 anos, já graduada na área pela UFAM, que abordou a violência contra a mulher no seu trabalho de conclusão de curso, cuja banca teve entre os seus componentes o próprio professor Luiz Fábio.
Michele, que já estagiou na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), pretende ingressar no mestrado em Sociologia. “Tenho certeza que a bibliografia do curso vai me ajudar bastante, já que é uma área pela qual eu me interesso muito e quero abordar no mestrado”, afirma a profissional.