Antropólogo Lino de Oliveira Neves participa de Seminário Internacional na Bolívia
Prof. Lino João NevesEntre os dias 26 de maio a 3 de junho, será realizado em La Paz, Bolívia, o Seminário Internacional “La situación de la explotación de oro em el contexto sudamericano”, que tem por objetivo tornar público os trabalhos realizados por estudiosos sulamericanos na metade de 2014, e apresentar o livro que reúne todas as pesquisas. Além disso, serão realizadas oficinas e atividades com visitas técnicas, que irão discutir acerca do projeto de pesquisa no que diz respeito ao monitoramento da exploração do ouro.
O evento será promovido pelo Centro de Estudios para el Desarrollo Laboral y Agragrio (CEDLA), entidade que acompanha as questões trabalhistas e desenvolvimentos regional, ambiental e indígena, e contará com a presença de diversos representantes dos países da América do Sul. Dentre estes, o professor Lino de Oliveira Neves do departamento de Antropologia da Ufam, que representará a Amazônia, e possui um artigo publicado na coletânea de pesquisas.
As pesquisas fazem parte do projeto “El oro em la economia mundial y su impacto económico, social y ambiental em la región sudamericana”, que objetiva saber a situação da exploração do ouro, focando em aspectos de ordem econômica, qual impacto econômico da exploração; ordem social e ambiental, qual impacto nas mediações indígenas, ribeirinhas e reservas florestais.
O professor, que é responsável pela análise da questão do ouro na Amazônia, apresentará o pensamento amplo dos pesquisadores amazônicos e levará propostas no que diz respeito à atividade exploratória do ouro. “A exploração do ouro foi intensificada na última década por vários aspectos, os principais são o alto valor comercial do ouro e as novas tecnologias. Com auxílio dessas novas tecnologias, os pequenos resquícios de áreas, antes dadas como esgotadas, voltaram a ser economicamente viáveis”, disse.