Primeiro encontro do curso de aperfeiçoamento para prática de preceptoria acontece em Manaus
Nesta quinta-feira, 7, teve início a primeira edição do Curso de Aperfeiçoamento para Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática de Preceptoria. A atividade, que ocorreu no Quality Hotel, em Manaus, é realizada pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, contando com o apoio da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (CEREM/AM) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFAM.
Segundo o professor Juscimar Carneiro, professor da Faculdade de Medicina (FM/UFAM) e tutor do curso em Manaus, o objetivo principal do curso é promover o desenvolvimento da educação médica. “A ideia geral é implantar um programa de desenvolvimento da prática de preceptoria na Residência Médica que seja pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em Medicina”, ressaltou.
Ainda segundo o professor, a UFAM tem se credenciado como um dos sete novos centros colaboradores do Projeto Preceptoria, da ABEM. “Nessa nova fase, nós estamos ao lado de universidades como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP). Para o ano de 2016, nós queremos nos tornar um Centro de Referência, como as universidades federais do Acre e Roraima”, afirmou o professor.
Construir estratégias para ensino
Alunos e tutores do cursoDurante o primeiro dia de curso, os preceptores de residência médica, tiveram a oportunidade de se conhecerem, interagirem entre si e construir o perfil ideal de competências de preceptores e residentes de medicina, baseado em três pilares: conhecimento, habilidades e atitudes, tanto do residente quanto do seu preceptor.
De acordo com a professora Lia da Silveira, coordenadora pedagógica do Projeto Preceptoria, essa atividade teve o objetivo de refletir e olhar a formação dos residentes. “Um dos princípios dessa atividade também foi o de perceber que a residência precisa dar um feedback para a graduação em Medicina”, salientou a professora.
O curso
Participam do curso 30 preceptores de residência médica, sendo cinco do Centro Colaborador da UFAM e 25 escolhidos por meio de livre concorrência, conforme edital lançado anteriormente. O curso, na modalidade de extensão, é gratuito e dá direito a certificado, com carga total de 180 horas, sendo 60 horas de atividades presenciais e 120 horas de atividades de ensino à distância.
O primeiro encontro presencial vai até o dia 09 de maio. A partir do dia 10 de maio até o dia 26 de agosto, acontecerá o primeiro período de atividades à distância. O segundo encontro será no dia 27 de agosto e irá até o dia 29 de agosto. A partir do dia 30 de agosto até o dia 18 de outubro, será o segundo período de atividades à distância. O curso se encerrará no dia 19 de outubro.