Centro Acadêmico de Farmácia promove campanha Pelo Uso Racional de Medicamentos

O Centro Acadêmico do curso de Farmácia promoveu, no último dia 5 de maio, uma ação de conscientização pelo uso racional de medicamentos, pensada a partir da necessidade de orientar a população sobre os riscos do uso incorreto de medicamentos. Os estudantes se motivaram a organizar a ação valendo-se do alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirma: mais de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados e administrados indiscrimadamente, apresentando risco emergente a quem os utiliza dessa forma. 
 
Segundo o presidente do Centro Acadêmico, Francisco Márcio da Silva (Cafarma/UFAM), a intenção dos alunos é demonstrar à população o papel do profissional farmacêutico na promoção do uso racional e responsável de medicamentos, e consequentemente, instigarem os alunos ainda em processo de formação, a atuarem de de forma comprometida. 
 
A campanha defende as farmácias como estabelecimentos de saúde e não como simples comércios, caracterizando os medicamentos como insumos de saúde e não como mercadoria. Então, a partir de debates e proposições elaboradas em outros encontros nacionais do MEF, o Centro Acadêmico de Farmácia “Professor Manoel Bastos Lira” realizou a campanha, que se dividiu em dois momentos: um mini curso de capacitação e uma abordagem ao público, que se estende até esta sexta-feira, 8. 
 
"Este espaço de formação com os estudantes fortalece o conhecimento sobre as atribuições do farmacêutico na atenção básica, enfocando a realidade profissional farmacêutica e algumas perspectivas do profissional ainda em construção. Ao final  do cumprimento dessa etapa, os estudantes serão direcionados para alguns pontos da cidade onde serão realizadas algumas atividades com a população", explicou o representante discente. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable