Pesquisadora Kátia Vega proferiu palestra no EPA 2015

Pesquisadora Kátia VegaPesquisadora Kátia Vega

No segundo dia de programação do Encontro de Projetos Interativos (II EPA!2015), do Instituto de Computação da Ufam (Icomp), ocorreu a palestra da doutora Kátia Cánepa Vega com o tema “Beauty Tecnology e Wearable Computers”.  O tema da palestra é um projeto da pesquisadora que ganhou diversos prêmios pelo aspecto da inovação tecnológica.  

O projeto da pesquisadora Kátia Vega, “Beauty Tecnology e Wearable Computers”, desenvolve a interação do corpo humano com componentes eletrônicos do ambiente. Uma interface de comunicação para ser aplicada em diversos ambientes eletrônicos. Ou seja, produtos utilizados com uma função durante muitos anos, são transformados e passam a ser usados de outra forma. O procedimento é utilizar sensores em partes do corpo humano para capturar, por meio de um software, os movimentos da face, dos cabelos, dos braços, entre outros, para desenvolvimento de aplicativos que serão introduzidos em diversos componentes. A aplicabilidade é diversificada e interfere no dia a dia das pessoas.

“A ideia é adicionar uma funcionalidade a mais a produtos usados pelas pessoas, para interagirem com outros sujeitos eletrônicos. É possível ligar a luz com o piscar dos olhos, pagar a passagem do ônibus com um movimento das unhas. A cor do batom tem a mesma função há anos e agora pode ser interpretado por um dispositivo eletrônico. O que fazemos é sensibilizar o corpo para ser interpretado por um equipamento e resultar em uma ação de comando. Uma casa pode ser comandada com movimentos do corpo. A unha pode ser um dispositivo utilizado para pagar a passagem do metrô ou do ônibus. Por meio do celular podemos comandar vários aparelhos ou fechar as janelas de casa. O corpo se comunica com mecanismos virtuais e eletrônicos”, destacou Kátia Cánepa Vega.  

Em seguida a palestrante respondeu a inúmeros questionamentos sobre seu projeto. A viabilidade foi questionada por um estudante em razão das dúvidas em algumas situações. Outros queriam saber as dificuldades de se utilizar a Química e a Física no estudo (uso de gel para sensibilização das unhas). Alguns queriam saber mais detalhes do uso de sensores na captação dos movimentos musculares do rosto.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable