Orquestra Vozes da UFAM apresenta musical “Dessana, Dessana” no Hall do ICHL

Orquestra Vozes da UFAMOrquestra Vozes da UFAMEm 1975, um grupo de seis pessoas apresentou pela primeira vez o musical “Dessana, Dessana” no Teatro Amazonas. Na tarde desta quinta-feira, 27, quarenta anos depois da primeira apresentação, o musical foi executado mais uma vez, no Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

Sob a batuta do maestro Zacarias Fernandes e tendo ao violão o maestro Adelson Santos, a Orquestra Vozes da UFAM executou o musical diante de uma plateia lotada no Hall. Na ocasião, o maestro Santos, que completa 70 anos no próximo dia 1° de maio, recebeu das mãos do poeta Celdo Braga um certificado de menção honrosa, conferido pelo Conselho Municipal de Cultura.

Segundo o jornalista e escritor Aldísio Filgueiras, um dos compositores do libreto do musical, a primeira gravação do musical foi feita com um aparelho gravador que ficava no palco. “Naquele tempo, era uma dificuldade para gravar e executar, e de lá pra cá, isso mudou. Nós fazíamos isso por prazer. Era como respirar. Então quando eu vejo essa turma apresentando esse musical, é uma sensação ímpar pra mim”, salientou Filgueiras.

O maestro Adelson Santos ressalta que apresentar “Dessana, Dessana” durante quarenta anos é um ato de resistência. Segundo ele, executar o musical em uma época contemporânea, com a evolução da música para vários estilos, e com um público grande, é uma sensação excelente. “Passar 70 anos, dos quais 50 anos fazendo música, em um lugar em que é muito difícil trabalhar com música, é uma resistência. Sou grato à Universidade e à Maestro Adelson Santos (e) e Aldísio Filgueiras (d), compositores do musicalMaestro Adelson Santos (e) e Aldísio Filgueiras (d), compositores do musicalOrquestra, que me dão condições para trabalhar fazendo música”, frisou o maestro.

O musical

“Dessana, Dessana” conta a história antes da criação do mundo na visão do povo dessana, habitante da região do Alto Rio Negro. Com letra de autoria dos escritores Márcio Souza e Aldísio Filgueiras e música de Adelson Santos, o musical foi apresentado pela primeira vez no dia 1° de maio de 1975, no Teatro Amazonas. Em 2005, no IX Festival Amazonas de Ópera, a Orquestra Amazonas Filarmônica executou o musical, sob a regência do maestro Zacarias Fernandes e tendo também o maestro Adelson Santos no violão. O musical também foi gravado na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable