Professora Berenice Rojas profere aula inaugural no PPGSS
O Programa de Pós-Graduação em Serviço e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) realizou nesta quarta-feira, 22, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a primeira aula do período letivo da 8ª turma do Programa. As atividades iniciaram com a palestra 'Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no contexto brasileiro', proferida pela professora Berenice Rojas Couto, da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
De acordo com a professora Berenice Rojas, nos últimos 20 anos houve uma mudança no cenário da produção de conhecimento no Brasil considerando a sua importância para o desenvolvimento do País. Nessa perspectiva, houve o fomento para expansão de programas nas regiões Norte e Nordeste, uma vez que eram consideradas de pouca tradição na produção científica e na formação de recursos humanos. Por conta disso, os programas visavam à fixação de pesquisadores nos Estados de origem, na perspectiva de utilizar o conhecimento local para impulsionar o crescimento não somente do setor econômico, mas do ponto de vista político-social.
“Quando se faz o mapeamento dos Programas de Pós-Graduações no Brasil, percebe-se o quanto as ações ficaram concentradas nas regiões Sul e Sudeste por um longo tempo. Para mudar esse quadro, foi exigida uma política cujo objetivo é descentralizar e formar recursos humanos para produção de pesquisa e publicação nessas regiões. Essa indução do governo federal foi muito profícua”, comenta a palestrante.
Ela completa que, atualmente, o número de programas aumentou cem grande escala nessas regiões, entretanto, a assimetria ainda continua. "Para resolver isso, programas maior desenvolvimento apostam em convênios e em pesquisas no que é denominado de Programa de Solidariedade para a descentralização", disse. A professora acredita que a partir daí se possa garantir o desenvolvimento do conhecimento, ao permitir ao cidadão o acesso ao conhecimento.
A professora recomenda a professores e alunos do PPGSS da Ufam um esforço solidário para a consolidação da pesquisa e da sua divulgação. O estágio de amadurecimento que o programa vem enfrentando é um processo lento, pois a consolidação de uma pesquisa não se dá em pouco tempo; a publicização, agora, é um item importante, completa.
Presentes
Durante a solenidade de abertura da aula inaugural, estiveram presentes a diretora do Departamento de Programas Institucionais da Ufam, professora Cristiane Bonfim Fernandes; a coordenadora do PPGSS, professora Débora Cristina Bandeira Rodrigues; o chefe do Departamento de Serviço Social, professor Marcelo Valina; e a representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 15ª Região, senhora Ana Beatriz de Souza Cirino.
A coordenadora do PPGSS agradeceu a presença da professora Berenice Rojas, ressaltando a sua contribuição aos discentes do Programa. "Depois desse encontro, eles saem mais preparados para refletir sobre os Programas de Pós-Graduação no Brasil e também sobre a Assistência Social no contexto brasileiro", afirmou.