Jornalista Denison Silvan lança livro sobre a Mineração Taboca
Capa do livro do jornalista Denison Silvan
A Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) realiza, nesta quinta-feira, 9, o lançamento coletivo de nove livros, todos relacionados à temática Amazônia. O evento, a ser realizado às 16h, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contará com a presença da reitora Márcia Perales Mendes Silva. Entre os livros a serem lançados está o do jornalista Denison Silvan, intitulado Trabalho e relações de trabalho na Mineração Taboca, resultado de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Ufam.
Os estudos sobre essas duas categorias científicas, trabalho e relações de trabalho, foi orientado pela professora doutora Iraildes Caldas Torres. Durante os dois anos de pesquisa, o autor contou com bolsa de estudo de um convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição do Governo Federal, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Governo do Estado do Amazonas.
O livro do jornalista Denison Silvan tem como foco os trabalhadores extrativistas industriais que atuaram durante a década de 1980 na mina do Pitinga, localizada em Presidente Figueiredo, de propriedade da Mineração Taboca, que pertencia ao Grupo Paranapanema. O intuito da pesquisa foi verificar em que medida esses trabalhadores pioneiros da Mineração Taboca vivenciaram relações de poder autoritárias durante a implantação do projeto minerador em Presidente Figueiredo, dando especial relevo à organização política desses operários. “Creio que a pesquisa no âmbito do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia resgatou uma parte importante da história recente da classe trabalhadora no Amazonas”, disse Denison Silvan.
Além de recursos da própria Ufam, a edição dos livros a serem lançados nesta quinta-feira contou com o apoio da Fapeam por intermédio do Edital Biblos, que inclui o trabalho de profissionais circunscritos à cadeia produtiva do livro, os quais dedicam-se a determinadas atividades dentro de suas respectivas áreas de atuação, para permitir a efetiva editoração e publicação de livros e revistas de cunho científico, tecnológico e cultural no âmbito da Edua. Para a diretora da Edua, professora Suely Moraes Marquez, a Edua promove o incentivo à leitura e à divulgação do conhecimento por meio das publicações de obras relacionadas à produção científica voltada para a Amazônia, nas suas mais diferentes áreas de conhecimento.
Títulos a serem lançados nesta quinta-feira, 9:
Trabalho e relações de trabalho na Mineração Taboca, de Denison Silvan;
O corpo na ritualística do povo Tikuna, de Artemis de Araújo Soares;
Avaliação da atividade de reciclagem implementada pela Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) como instrumento para geração de renda – Estudo de caso, de Otamires Barbosa Maia;
Carpinteiros dos rios: o saber da construção naval do município de Novo Airão, Amazonas, de Luciane Maria Legeman Salorte;
Como surgiu a noite: peça infantil em três atos, de Pedro Amorim;
Curt Nimuendaju: síntese de uma vida e de uma obra, de Nunes Pereira;
Doenças de plantas: controles convencionais e alternativos, de Solange de Mello Véras;
Palmeiras da Amazônia e seus usos, de Alfred Russel Wallace;
Um localismo universalizado - a formação de professores, mestres e doutores na Faced/Ufam, de Rosa Mendonça de Brito;
Contar história, hábito e tradição, José Lino Nascimento Marinho.