PPGL abre seu Primeiro Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas
O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM, em parceria com o Grupo de Estudos de Literatura de Língua Portuguesa (Gepelip), e com a Coordenação e Núcleo de Pesquisas em Linguagens de Expressão Amazônica (Conplexa),grupos de pesquisa vinculados ao Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (DLLP), deu início, na tarde do último dia 6, ao I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas. O evento ocorreu no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
O professor Renan Freitas Pinto abriu a programação de palestras com o tema ‘Os Textos Inaugurais da Amazônia’. Como contribuição ao evento, o pesquisador apresentou uma visão geral sobre os textos de interpretação da Amazônia que vieram à luz nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Esses textos chegaram ao século XX com a tradição dos apontamentos de viajantes sobre o vale amazônico, que teve início com os cronistas das expedições de conquista e reconhecimento, tomando impulso com as expedições científicas oficiais e prosseguiu pelas ações dos aventureiros, arrivistas (do francês arriviste, pessoa ambiciosa) e profissionais liberais que se movimentaram pelo vale amazônico, seja vasculhando, inventariando ou pesquisando.
O palestrante procurou mostrar que, em conjunto, esses apontamentos formam um painel sobre a terra e a gente desta região, e são importantes para se entender a Amazônia de hoje, pois é no conhecimento da História e do passado que está a chave de acesso ao conhecimento do presente.
Programação de Palestras
O professor Renan Freitas Pinto é um dos vinte palestrantes presentes na programação do I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas, que encerra no dia 6 de julho. Os próximos Encontros também ocorrem no auditório Rio Solimões do ICHL, setor Norte do Campus, das 14h às 17h30.
O segundo está marcado para o dia 27 de abril, e os palestrantes são os professores Carlos Antônio Magalhães Guedelha, que irá comentar a obra `Do Sertão à Selva – Os Livros Vingadores de Euclides da Cunha´, e a professora Edinea Mascarenhas Dias com seu livro `Manaus, 1890-1920 – A Ilusão do Fausto´.
As palestras são destinadas aos alunos de pós-graduação, acadêmicos de Letras e de áreas afins, professores de Literatura, e demais interessados de outras áreas do conhecimento. Cada Encontro corresponde a 3h/aula no certificado. As inscrições são gratuitas até se completarem as vagas, que são limitadas. Confira abaixo a programação: