HUGV realiza eventos em Vigilância em Saúde
O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) promoveu, entre os dias 25 e 27 de março, uma oficina e um seminário relacionados à vigilância em saúde, que reuniu os profissionais de saúde do hospital.
A Oficina de Integração de Vigilância em Saúde do HUGV, realizada no auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina da UFAM, teve como proposta integrar os setores que arregimentam as ações de vigilância em saúde, visando fomentar a troca de informações e a sistematização de processos.
Segundo a responsável pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSP), Taís Galvão, o objetivo da oficina é fazer com que trabalhemos de forma integrada.
“Apesar de sermos pessoas de áreas diferentes, todos desenvolvem ações de vigilância em saúde e, a partir da oficina, temos ganhos na organização, de sabermos como trabalhar melhor com as pessoas que já temos aqui”, disse.
Um dos palestrantes do evento, o médico Ícaro Boszczowski, membro da Subcomissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo, apresentou a experiência das instituições onde atua. Ele ressaltou que o lucro maior é a integração de informações de setores diversos.
“Com essa integração de dados é possível que, no futuro, tenhamos um sistema único de divulgação do que cada grupo realiza, o que poderá ser utilizado pela gestão do hospital, pela comunidade hospitalar e até pela sociedade, já que a informação que está sendo produzida é extremamente útil para desdobrar indicadores e como instrumento de gestão da assistência ao paciente. Vocês estão realizando aqui um trabalho muito interessante e consistente”.
Ainda durante o dia 27, o Seminário de Controle de Infecções Hospitalares reuniu aproximadamente 150 participantes, entre residentes, acadêmicos e profissionais de saúde do hospital, os quais tiveram acesso às palestras de “Abordagem terapêutica de infecções multirresistentes” e “Prevenção de infecções multirresistentes (uso racional de antimicrobianos, controle do uso de dispositivos venosos, lavagem de mãos)”, ministradas pelo médico Ícaro Boszczowski, e à palestra “Flora hospitalar do HUGV”, realizada pelo infectogista Eucides Batista, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUGV.