Coordenadora do Núcleo de Estudos Azulilas lança livro com artigos acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes

A coordenadora do Núcleo de Estudos em Gênero, Famílias, Conflitos e Sexualidades da UFAM, Azulilás, professora Raquel Wiggers reuniu, no último sábado, 21, na Livraria Valer, no Centro de Manaus, alunos, amigos e familiares para divulgar o livro "Abuso e exploração sexual: notas para um debate multidisciplinar".
A publicação, financiada pelo edital Biblos, da Fundação de Amparo à Ciência (Fapeam), é uma compilação de artigos produzidos por membros, os professores do Núcleo. A coordenadora teve apoio do graduando, Natã Souza, durante a jornada para organizar os trabalhos, referenciados no período de 2010 a 2013.
"Os estudos inseridos no livro inserem nos esforços do Programa Observatório da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em Manaus e chega ao público num momento em que a sociedade exige da justiça e das instituições, atos que coíbam não somente a violência sexual, mas crianças e adolescentes vitimadas por violência psicológica, injustiça social e abandono da família e pelos poderes públicos", salientou a autora.
Conforme está registrado no livro e baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, dados estatísticos recentes apontam para a existência de 754 casos de violência sexual, cujas vítimas são crianças.
"A nossa proposta a partir do livro era olhar a questão da exploração sexual contra crianças e adolescentes de forma tangencial, ou seja, incluindo vários olhares para permitir analisarmos o tema. Isso faz do livro um objeto com perspectiva única, porque embora a temática esteja clara, a forma como ela é analisada é abrangente, desde o ponto de vista do autor do crime, da vítima e da estruturado sistema de atendimento", disse o graduando Natã Souza.