HUGV promove iniciativa de humanização no "Dia Mundial do Rim"

Pacientes foram sensibilizados durante açãoPacientes foram sensibilizados durante ação

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), realizou nos dias 12 e 13 de março um evento em homenagem ao dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, 12.  Palestras, bate-papos e banners informativos foram promovidos por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo Serviço de Nefrologia do hospital, em conjunto com a Unidade Psicossocial e a Comissão de Humanização.

 

Além de alertar sobre as causas, consequências, fatores de risco e formas de prevenção das Doenças Renais Crônicas, apoiando a Campanha Rins Saudáveis, promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o HUGV definiu o Dia Mundial do Rim como marco para implantação de todo um projeto multidisciplinar para proporcionar mais informação e qualidade de vida aos pacientes da nefrologia e acompanhantes. “Os pacientes muitas vezes ficam retraídos e não buscam tirar todas suas dúvidas. Com este projeto, as equipes estão vindo até os pacientes buscando uma abertura e incentivando o diálogo, para que todas as dúvidas sejam 

Colaboradores são de diversas áreas, compondo equipe mulditdisciplinarColaboradores são de diversas áreas, compondo equipe mulditdisciplinar

esclarecidas.  Já participaram deste bate-papo as equipes de serviço social, psicologia, médicos, enfermeiros, nutrição e fisioterapia”, relata a assistente social Lanimar de Melo Almeida, uma das idealizadoras do projeto.

 

Outro fator importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes é o oferecimento de fisioterapia na sala de diálise, proporcionando saúde e bem estar durante as sessões.  “Isso melhora muito a dinâmica na sala de diálise, o paciente tem menos câimbras, hipotensão e fortalece o coração. Iniciamos agora e o resultado tem sido muito bom, e vamos continuar a oferecer fisioterapia semanalmente a todos os pacientes. Além disso, promove a descontração, a interação com os demais pacientes e a humanização do atendimento”, afirma a nefrologista Samanta Bicharra, Chefe do Serviço de Nefrologia. Para incentivar mais ainda a interação e a humanização, os pacientes receberem brindes produzidos pelos próprios acompanhantes, no o projeto "Multiplicadores", onde acompanhantes dos pacientes em hemodiálise utilizam o tempo de espera fazendo artesanato e participando de rodas de conversa.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable