Tíquetes refeição para RU serão adquiridos por meio de cartão estudantil

O restaurante universitário, conhecido na comunidade acadêmica da Ufam como RU, terá em breve um novo sistema informatizado de controle de venda de tíquetes alimentação para os estudantes. O sistema vai controlar o processo de aquisição dos tíquetes e o acesso do estudante aos restaurantes por meio do cartão estudantil. O Sistema de Informação do Restaurante Universitário (SISRU) foi desenvolvido por analistas de tecnologia da informação do Centro de Processamento de Dados da Ufam (CPD).

 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progesp), por meio da Divisão de Apoio ao Estudante (Daest), vai implantar o sistema neste primeiro semestre de 2015, com o objetivo de dar mais agilidade no atendimento à comunidade acadêmica nos restaurantes.

Diariamente são atendidos nos restaurantes universitários em torno de 4.700 usuários (estudantes e servidores da Ufam) que dispõem de café da manhã (desjejum), almoço e jantar. Todos os servidores (técnico-administrativos e professores) podem se alimentar no restaurante pagando o valor integral da refeição de R$ 7,00. Já os estudantes são subsidiados pela Universidade pagando a quantia de R$ 1,20. O processo de vendas de tíquetes ocorre nos restaurantes a partir de um cadastro do aluno e registro da quantidade de tíquetes adquiridos. Cada estudante só pode adquirir cinco tíquetes por semana para realizar suas refeições. O controle de acesso ao RU é feito por um servidor que recolhe o tíquete e libera a entrada dos usuários.   

No ano passado, mais de 13.400 usuários, se alimentaram nos quatro restaurantes universitários da Ufam.  O RU do setor Norte do campus (localizado no Centro de Convivência, entre a Faculdade de Tecnologia e o ICHL) é o mais visitado pela comunidade acadêmica. Já o RU da Escola de Enfermagem possui o menor fluxo de usuários. O gerenciamento desse serviço denota um número grande de pessoal para atender o usuário. Em razão da dificuldade em administrar o serviço com melhor qualidade, a direção da Divisão de Atendimento ao Estudante da Progesp solicitou a direção do CPD que desenvolvesse um sistema informatizado de gestão para o RU.

O Sistema de Informação do Restaurante Universitário (SISRU) foi criado para melhorar o sistema de gestão do setor. O Sistema tem dois módulos que controlam a venda e o acesso ao serviço (acaba com a apresentação de tíquetes na área de entrada do restaurante). A Coordenação de Sistemas do CPD trabalhou durante seis meses no desenvolvimento do sistema de gerenciamento. A nova ferramenta introduz a leitura do código de barra da carteira estudantil para o acesso do aluno ao local onde é servido o alimento. A informatização do sistema acaba com a compra de tíquetes e permite que o estudante tenha um acesso diário pra cada alimentação.

Diretor do CPD, Ronny Guimarães e o analista Carlos RibeiroDiretor do CPD, Ronny Guimarães e o analista Carlos Ribeiro

Os analistas de Tecnologia da Informação da Coordenação de Sistemas do CPD realizaram levantamentos de dados e estatísticos de todo o processo de gestão para desenvolverem uma ferramenta que correspondesse ao interesse da direção da Daest. “O diretor do CPD, Ronny Peterson Guimarães, solicitou ao nosso setor que desenvolvesse um sistema de gestão para ser utilizado no RU. Coletamos informações do atual funcionamento, levantamos dados estatísticos e passamos a desenvolver o sistema. Foi seis meses de trabalho, de todo o setor, construindo a nova ferramenta”, disse o analista de TI do CPD, Carlos Daniel Ribeiro.

“O sistema vai contribuir no processo de administração do serviço. Agiliza o acesso e gera informações consistentes de vendas e de consumo. Gera comodidade ao estudante porque evita a perda de tíquetes e disponibiliza informação de consumo, qual RU o aluno se alimentou, entre outros, por meio do portal e-campus. Minimiza fraudes e controla o orçamento”, ressaltou o diretor do CPD, Ronny Peterson Guimarães.

          

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable