Mestranda Lídia Carvalho realizou sessão pública de defesa dissertação
Mestranda Lídia Carvalho em defesa de dissertação
A mestranda Lídia Lizziane Serejo de Carvalho, do PPGI, realizou nesta quarta-feira, 11, às 9h, na sala de seminários do Instituto de Computação, a 223ª defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam, com o título “Heurísticas para aprimorar o método BMW e suas variantes”. A banca examinadora foi formada pelo professor do PPGI/Ufam, Edleno Silva de Moura (presidente), professor do PPGI/Ufam, Altigran Soares da Silva e do professor da FACOM/UFU, Ilmério Reis da Silva. O professor Ilmério acompanhou a sessão de defesa em Urbelândia por meio do Skype.
O trabalho focou no desenvolvimento do processador de busca BMW (Block Max Wand) com o objetivo de reduzir o tempo de processamento. Quando ocorre uma busca em ambiente virtual o processador analisa milhares de blocos de documentos para responder a solicitação do usuário. Esse procedimento demora alguns segundos para analisar todos os documentos arquivados no sistema. A mestranda diminuiu o tamanho dos blocos de documentos no processador com o objetivo de reduzir o tempo de resposta da busca. A mudança melhorou o desempenho do processamento ocorrendo um ganho na velocidade da busca. A pesquisadora trabalhou com 256 documentos por blocos e reduziu em 17% o tempo de busca. Isso também diminuiu a ocupação da memória do sistema, dando mais autonomia ao processador.
Existem vários processadores de busca utilizados em sites para atender milhares de solicitações de usuários. O BMW é um dos mais utilizados em razão da rapidez do processamento de busca. A estudante formatou um novo procedimento de análise de documentos desse processador, melhorando consideravelmente seu funcionamento.
O tema da pesquisa e seus resultados foram elogiados pela banca. Também mereceu destaque a apresentação da estudante pela forma didática com que explicou e mostrou os resultados. Também se destacou a relevância do tema no sentido de atender ao usuário.
Com conceito 5, o Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam, realizou a 223ª defesa de dissertação nesta quarta-feira. O Programa foi criado no ano de 2002 e já apresenta um número significativo de pesquisas concluídas.