Conferência sobre competências do professor para o século XXI encerra I Enproll
Nesta sexta-feira (6), o Auditório Eulálio Chaves foi palco da conferência “Competências discursivas do professor para a educação do século XXI: Múltiplos saberes”. A conferência, proferida pelo prof. Dr. Sérgio Freire, do Departamento de Letras e Línguas Estrangeiras (DLLE), encerrou o I Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll), ocorrido durante os dias 4 e 6 de março.
O prof. Sérgio Freire citou oito competências que o professor não só de Línguas, mas de todas as disciplinas, deve ter Prof. Dr. Sérgio Freire, do DLLE-UFAMperante os seus alunos: teórica, prática, institucional, colaborativa, digital, linguística, política e afetiva. Citando o educador e sociólogo Paulo Freire, o prof. Sérgio ressaltou que os professores devem saber aliar a teoria e a prática em sala de aula.
Ainda segundo o professor, são as competências discursivas que dão ao professor a capacidade de transformar esse volume imenso de informações que se tem hoje em conhecimento. “Quanto mais o professor tiver domínio dessas competências, mais ele vai ser capaz de fazer a ponte entre o conteúdo que ele precisa ensinar e o conteúdo que o aluno quer aprender”, frisou o professor.
A importância do encontro
O I Enproll também marca o aniversário de 50 anos do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas. Durante o encerramento, uma homenagem foi feita pelas professoras Marta Monteiro, do DLLE, e Cássia Nascimento, do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa (DLLP) ao curso e aos pioneiros que ajudaram a fundá-lo.
Suzane Moreira, aluna do 8° período de Letras – Língua Portuguesa da UFAM, foi uma das voluntárias da organização direta Professores de Manaus e do interior do Estado participaram do I Enprolldo encontro. Durante o trabalho, ela teve oportunidade de assistir várias palestras. Segundo ela, é uma oportunidade única participar do Enproll. “Nós nunca tivemos um encontro desses aqui na cidade. Quando haviam encontros, eram apenas para professores da UFAM ou só para professores da SEDUC. Essa é a primeira vez que esse encontro acontece”, ressaltou a aluna.
Para ela, é importante que quem está na universidade saiba a realidade das escolas de ensino básico e vice-versa. “Tenho certeza que para nós, alunos de Letras, como futuros professores, foi um excelente evento, onde pudemos aprender métodos de como não tornar o nosso conteúdo monótono para os alunos”, frisou.
O professor Sérgio Freire também falou da oportunidade de participar do evento, como professor e como palestrante. Para ele, é fundamental que professores participem desse encontro. “Trabalhamos hoje com um conceito inalienável, que é a formação continuada. Esse é um momento que professores e alunos se encontram para trocar experiências e aprender metodologias de ensino que se podem aplicar na sala de aula.”, afirmou o professor, depois de uma selfie bem humorada com o público presente à conferência.