Método Sustentável de ensinar Língua Portuguesa
Professora Fernanda Morais
A programação do segundo dia do I Encontro de Professores de Línguas e Literaturas (I Enproll), realizado no setor Sul do campus, contou com a atividade chamada “Blocos de Sala de Aula”. Essa atividade ocorreu nas salas de aula da Faculdade de Ciências Agrárias, com a participação de vários especialistas que ministraram cursos para um público formado por professores de Línguas Portuguesa e Estrangeiras.
A professora Fernanda Morais ministrou o curso “Português Sustentável: uma tecnologia para inclusão social”, na sala 9, no segundo bloco da FCA. A docente criou um método de ensino da Língua Portuguesa para estudantes do ensino fundamental e médio utilizando o corpo humano. O método busca aprimorar o ensino da Língua Materna aos estudantes e ajudá-los a dominar uma ferramenta de acesso à cidadania plena. A mistura de conhecimento e o uso de linguagem mais acessível incentiva o aluno a estudar a disciplina de forma mais agradável.
O método da professora apresenta três técnicas que fogem da forma tradicional de ensinar. Na primeira técnica, chamada “O corpo morfológico”, as classes gramaticais são relacionadas às partes do corpo humano, tornando a compreensão dos alunos mais simplificada. O coração representa a interjeição, a classe que expressa sentimentos súbitos. Já a cabeça representa o cérebro da oração: o verbo. O pescoço é o advérbio, faz a cabeça girar, dando as circunstâncias da ação verbal. Na segunda técnica, “A oração na palma da mão”, a mão representa a oração com o seu sujeito e o seu predicado, com as demais funções sintáticas representadas pelos dedos. Na terceira, “A cena fotografada”, desmitifica a predicação verbal ao convidar o aluno a “fotografar” a oração que esteja sendo analisada.
A professora trabalha com Língua Portuguesa há mais de 30 anos e durante muito tempo atuou na rede pública de ensino. A ideia de criar o método surgiu quando percebeu a necessidade de ajudar os alunos da escola pública a ter acesso ao conhecimento da Língua Materna. “Há anos trabalho ensinando Língua Portuguesa para alunos da rede pública de ensino. Durante esses anos percebi que a maioria, por motivos econômicos, não tinham acesso ao ensino de qualidade da Língua Materna. A ideia da criação do método foi em razão da necessidade, dessa parcelada da sociedade, ter acesso ao ensino da Língua”, destacou a professora.
Professora Raimunda Silva
A professora da Escola Estadual Antônio Lucena Bitencourt, Raimunda Silva, disse que o método é inovador, uma boa ideia que ajuda o aluno a não esquecer o que aprende usando o corpo humano. “Achei uma ideia ótima de ensinar português. O aluno não esquece porque sempre vai relacionar o assunto com os membros do corpo. É um método inovador e que vai nos ajudar em sala de aula a explicar o conteúdo”, ressaltou Raimunda Silva.