Representação da África nos livros didáticos é tema de pesquisa do PPGG

Nesta terça-feira (03), o Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) recebeu a apresentação “A representação da África nos livros didáticos de Geografia”, feita pela mestranda Waldnely Gusmão, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do ICHL. A apresentação foi parte do III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Waldnely, professora de Geografia das redes municipal e estadual de ensino há 16 anos, é aluna da Turma 8 do PPGG, que ingressou no ano de 2014. A pesquisa da discente, orientada pela Profa. Dra. Amélia Regina Nogueira, também do PPGG, foi trabalhada durante o ano passado, com resultados apresentados ontem, no Seminário.

Segundo a discente, a ideia da pesquisa começou durante o seu próprio trabalho como professora. “Quando nós trabalhávamos a África com os alunos, eram apenas dois capítulos. Ou seja, o conteúdo era muito básico. A nossa pergunta principal era: porque um continente tão rico para a formação do povo brasileiro?”, ressaltou.

De acordo com Waldnely, o estudo sobre a África nos livros didáticos começou a ser mais aprofundado a partir da aprovação da Lei N° 10.369/2003, que regulamenta o ensino da África nos livros didáticos de forma interdisciplinar. “Nossa investigação de pesquisa é verificar, a partir de 2010, se essa lei está sendo cumprida. Também abordamos uma verificação sobre a maneira como a África está sendo apresentada, isto é, não só os aspectos naturais, mas a diversidade cultural”, frisou.

Durante a pesquisa, os resultados observados por Waldnely foi que gradativamente, as discussões sobre a África dentro das salas de aulas de Ensino Fundamental e Médio estão aumentando. “Tive como base várias pesquisas, como a da professora Patrícia Sampaio, do curso de História, e também do professor Rosemberg Ferracini, da USP”, afirmou.

Ainda segundo Waldnely, é importante que essa discussão aumente. “Há uma cultura de achar que não existe discriminação ou racismo. No entanto, nós, como professores, percebemos que isso existe sim entre os alunos. A importância disso para o aluno negro que está na sala de aula é que ele saiba que tenha valor, que o lugar onde os antepassados dele nasceram ajudou a formar o povo brasileiro”, ressaltou a discente.

Para a aluna, a pesquisa será importante não só pra ela, mas para os colegas que convivem com a realidade na sala de aula diariamente. “Eu espero que essa pesquisa tome corpo daqui para a frente e que ela ajude na construção do pensamento e da discussão dentro da sala de aula e nos livros didáticos”, finalizou Waldnely.

O evento

A programação do III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia tem como objetivo expor e discutir os projetos de pesquisa dos alunos da Turma 8, ingressante em 2014, e recepcionar os alunos da turma 9, ingressante em 2015. O evento vai até o dia 6 de março, sexta-feira, no Auditório Rio Solimões, no ICHL.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable