Ufam realiza Campanha de Prevenção da Constipação Intestinal
Na manhã do último sábado, 28, o Grupo de Pesquisa do Sistema Digestório, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), iniciou a campanha de Prevenção da Constipação Intestinal. Esta é dirigida a todas as pessoas maiores de 18 anos que buscam tratamento frente à constipação intestinal, popularmente conhecida como Prisão de Ventre. Além do sábado, a Campanha continua no Ambulatório Araújo Lima (AAL), do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), entre os dias 2 e 5 de março, em dois horários: de segunda a quarta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h, e na quinta-feira, 5, das 8h às 12h.
O coordenador do grupo de Cirurgia do Sistema Digestório, professor Ivan Tramujas, ressalta que a constipação intestinal é um problema muito comum na população em geral, porém “Apesar de muito discutido, poucas pessoas chegam a buscar atendimento médico para este problema, ou quando o procuram, o fazem já por complicações causadas pela constipação intestinal, dor e sangramento ao defecar, fissuras anais, abscessos, prolapsos do reto.
Além disso, a constipação pode ser causada por doenças mais graves, como um câncer no reto ou câncer anal. Então, é importante buscar auxilio médico, porque todas estas doenças podem ser curadas se tratadas precocemente”.
As pessoas que buscarem atendimento durante a campanha, responderão a um questionário que ajudará a determinar qual é exatamente o tipo de constipação que sofrem. Em seguida, elas serão encaminhadas para exames endoscópicos e consulta com nutricionista, e mais tarde será marcado o retorno para verificar se a simples mudança alimentar resolverá o problema. Caso isso não aconteça, o paciente será encaminhado para medicação e se dará prosseguimento à investigação das causas.
Porém, segundo o Professor Ivan Tramujas, na maioria das vezes mudanças de dieta e estilo de vida resolvem o problema. “Em 50% a 60% dos casos o problema é resolvido com mudanças simples de hábitos de vida, como mudanças de dieta, exercícios físicos e maior ingestão de fibras e água na alimentação”. Mesmo após a campanha, o atendimento às pessoas com prisão de ventre continua normalmente no Ambulatório de Coloproctologia às quintas, no período da tarde, das 13h às 15h, e as sextas-feiras pela manhã, das 9h às 11h.