Dança contribui para formação de rede de sociabilidade, diz pesquisadora
Esse é o resultado do estudo `Gingando e balançando em sincronia: uma antropologia da dança do boi-bumbá de Parintins-AM, da mestranda Socorro de Souza Batalha, defendido no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre o processo de construção das danças nos meses que antecedem o Festival Folclórico de Parintins. A defesa da dissertação ocorreu nesta quarta-feira, 25, na sede do PPGAS, localizado na rua Ferreira Pena, 386, Centro.
Segundo Socorro Batalha, a percepção da rede é tangível, na medida que há compreensão da relação existente entre os coreógrafos, os dançarinos e as pessoas encarregadas com o processo de criação. Para compreensão da rede de sociabilidade, a pesquisadora considerou que a agremiação pesquisada, no caso, Boi Garantido, é uma associação compostas por artistas, músicos, coreógrafos, dançarinos com intuito de pensar no Boi Espetáculo ou Boi de Arena.
De acordo com Socorro Batalha, a pesquisa não abrangeu os grupos de dança dos bois bumbás Garantido e Caprichoso. Devido a disputa existente entre eles ser bastante acirrada e, por outro lado, a pesquisadora ser natural de Parintins e descendente de família tradicionalmente torcedora do Boi Garantido, a investigação ficou restrita somente nos grupos de dança do Boi Garantido.
A pesquisadora explica que durante os meses que antecedem o Festival Folclórico de Parintins existe todo um procedimento para criação das técnicas de movimentos das danças que estão relacionadas aos itens da temática que será apresentada no evento. Por conta disso, a pesquisa ficou atrelada a um calendário específico dividido nas danças destinadas a gravação de CD e DVD e de palco denominadas ‘danças de currais` e nas danças voltadas para apresentação na arena do Bumbódromo.
Segundo ela, a partir dessa divisão foi possível aplicar teorias em que foram utilizados autores da antropologia da dança como forma de sustentar conceitos de estilo, especificidade e adorno corporal, estética, trabalho de corpo, repetitividade de técnicas de movimentos, dentre outros conceitos que contribuíram para o entendimento do processo de criação. Quando os movimentos de dança são criados, de certa forma, o corpo do bailarino é moldado por meio dos movimentos criados pelo coreógrafo, disse a pesquisadora.
No desenrolar da pesquisa, foi possível estudar apenas uma companhia de dança chamada de `Garantido Show`. Fundada em 1996, o grupo está responsável pela divulgação do Boi Garantido, tanto na gravação do CD e DVD quanto na arena do Bumbódromo.
A pesquisa apresenta destaque no preparo do corpo do dançarino de boi bumbá que segundo Socorro Batalha, quando alguns movimentos capturados da dança clássica adéquam-se a realidade no sentido de compreensão da difícil pronuncia das nomenclaturas das técnicas da dança clássica como ‘plier’ e ‘cambler’, palavras de origem francesa, passam a ter uma linguagem própria, de forma que isso possibilite o entendimento com maior facilidade para o grupo. Termos como 1ª posição (abraça o paneiro), 2ª posição (solta o paneiro), 3ª posição (espreguiçando) e outros, estão relacionados ao ambiente do boi, disse a pesquisadora.
A pesquisa foi realizada no período de 2012/2013 com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo INCT Brasil Plural e sob orientação da professora Deyse Lucy Oliveira Montargo do PPGAS. A banca examinadora estava constituída pelos professores Sergio Ivan Gil Braga (Ufam) e Maria Laura Viveiro de Castro Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).