Proasi completa 12 anos em ritmo de Carnaval
Proasi completa 12 anos em grande estiloHá 12 anos, o Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Proasi) promove atividades como atendimento médico, de enfermaria e psicológico a pessoas da terceira idade. E nesta quarta-feira, o Proasi completou 12 anos de funcionamento. A festa contou com a presença dos idosos atendidos pelo programa, bem como de estudantes de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Norte (Uninorte), estudantes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e da Banda da Polícia Militar do Amazonas.
Ao som de clássicas marchinhas de Carnaval, como Sassaricando, Cabelo de Fogo, Abre-Alas e Meu Coração é Corinthiano, os idosos participantes do programa não ficaram parados. Dançaram, pularam e se divertiram muito. Mesmo os que apresentavam limitações motoras venceram a dificuldade e começaram a comemorar.
A profa. Dra. Ana Paula Pessoa, coordenadora do programa e professora da Escola de Enfermagem de Manaus, destacou o tempo de vida do Proasi. “Doze anos não são doze dias. Em doze anos de programa, já foram atendidos mais de 250 idosos. Nós fazemos o possível para que o atendimento a eles seja o melhor possível, sempre inovando nos atendimentos, o que é um grande desafio. Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa família há tanto tempo”, declarou.
Segundo a profa. Ana Paula, a maior dificuldade do programa é ter uma equipe permanente no programa. “É um Voluntários e participantes do programa caíram na foliatrabalho voluntário. Muitos acadêmicos passam por aqui rapidamente, mas depois vão embora. Manter uma equipe com a gente é bem difícil, uma vez que nós não temos como ajudar os alunos que participam do programa”, destaca.
Gabriela Souza, estudante do 8° período do curso de Enfermagem e bolsista do programa desde o início do ano, onde começou como voluntária, se sente orgulhosa em participar do programa. “Minha maior alegria são eles. Eles sentem falta da gente, eles gostam muito da gente mesmo. Quando nós não podemos atender, eles mesmos cobram da gente. Eu gosto muito de estar aqui, por mais que eu esteja sempre cheia de trabalhos e afazeres”, declarou.
O programa
O Proasi funciona todas as quartas e sextas, de 14h a 17h, no Centro Social Nossa Senhora das Graças, no bairro Nossa Senhora das Graças (antigo Beco do Macedo). Além disso, conta com atendimentos domiciliares nos finais de semana. Oferece atendimentos médicos, de enfermaria e até cursos básicos para cuidadores de idosos das famílias dos atendidos pelo programa. O programa, ligado à Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), conta com cinco bolsistas e diversos voluntários de vários cursos não só da UFAM, mas também de outras universidades de Manaus.
Quem quiser participar como voluntário do programa, pode comparecer ao Centro Social com a carteira de identidade e fazer a inscrição. Os interessados devem procurar a profa. Ana Paula Pessoa no telefone (92) 98116-6686.