CAIS realiza campanha de prevenção às DST e AIDS em período que antecede o carnaval

Acompanhando a Campanha de Carnaval do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Integral à Saúde realiza nos dias 10 e 11, 50 testes rápidos na Campanha de Prevenção de DST/AIDS para a comunidade universitária, cujo objetivo é incentivar o teste e o tratamento precoce de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

De acordo com coordenadora de Gestão de Serviço de Saúde do CAIS, Cássia Machado dos Santos, a campanha de carnaval 2015 é uma continuidade da campanha já lançada em 1º de dezembro de 2014, que tem como objetivos principais: dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/AIDS e à importância do teste e o tratamento como prevenção, principalmente aos jovens.  

Ela explica que, os dias 10 e 11 estão sendo destinados para os testes de HIV, mas a campanha transcorre durante os dias que antecedem o carnaval (segunda a sexta), com a entrega de preservativos e simultaneamente, a realização de orientação quanto ao uso correto da camisinha e sobre a importância da prevenção.

Cássia afirma que durante o período de carnaval, as pessoas se divertem e acabam mantendo relações sem o uso do preservativo, ou seja, a camisinha, o que acaba combinando na infecção de DST.

Para que a campanha alcance seu objetivo, há necessidade da abordagem nas paradas de ônibus e lugares estratégicos nas Unidades Acadêmicas (UAs) para que a comunidade universitária possa estar bem informada sobre essa questão que aflige as pessoas após a transmissão da DST.

A coordenadora acredita que algumas pessoas por falta de tempo, não recorrem a um Posto de Saúde na busca de preservativos e, para facilitar o acesso delas, sensibilizamos a comunidade universitária, por meio desta campanha. Apesar das informações na mídia, elas podem encontrar-se sem a mesma a mão, facilitando a transmissão.

`É importante que as pessoas apaguem o estigma, o preconceito e a vergonha de  fazer o teste. Antes prevenir do que remediar´, completa.

A Campanha de Prevenção de DST/AIDS tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) no fornecimento de preservativos e dos testes rápidos de HIV.

Segundo a pesquisa apresentada pelo Ministério da Saúde durante a campanha de prevenção a DST/AIDS no carnaval, com base em dados de 2013, 45% das pessoas sexualmente ativas admitiam não ter feito uso de camisinha nos últimos 12 meses.

Importância da testagem - Considerando que o incentivo à testagem e tratamento (prevenção combinada) é uma nova abordagem de política pública que vem permeando todas as recentes ações de comunicação e que estará amplamente presente durante o ano de 2015 tem como objetivos principais, o incentivo a testar e tratar com enfoque na adesão ao tratamento precose.

Mais informações pelos telefones: (92) 3305-4226/3305-4227/993183101.

  

       

 

 

  

     

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable