Primeiro dia do Colóquio de Estudos da Linguagem e Literatura aborda cinema e interdisciplinaridade
Mesa redonda teve debate entre mestrandos do PPGL
O Programa de Pós-graduação em Letras da Ufam e o Grupo de Teatro TUFAM, organizado pelo prof. Dr. Lajosy Silva, com a ajuda dos alunos do sexto período de Letras Língua Inglesa iniciaram, na tarde desta segunda-feira, 9, o III Colóquio de Estudos da Linguagem e Literatura, com o tema “Artes visuais e Cinema”. Pela primeira vez, o assunto abordado é temática, diferente das edições anteriores, promovidas em 2010 e 2014.
Com palestras, mesas redondas e comunicações, o evento acontece até o próximo dia 11 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras ICHL), setor Norte da Instituição. A entrada e inscrição são gratuitas.
Segundo o coordenador do evento, o Colóquio oportuniza uma nova experiência quanto a aglutinação de temas, ferramentas e meios que possam resultar em um novo processo de transmissão de conhecimento.
"A questão do cinema, das artes visuais é algo novo no nosso curso, principalmente dentro do nosso contexto acadêmico. Ainda não tínhamos trabalhado a interdisciplinaridade, que eu acredito que deva existir para que possamos aplicar uma didática mais ampla, com uma outra visão", disse o professor, que abriu a programação com a palestra "A Espetacularização da barbárie: 'Elefante', de Gus Van Sant, 'Precisamos Falar Sobre Kevin', de Lionel Shriver e 'Beautiful Boy', de Shawn Ku", em que abordou a linguagem midiática e documentarista presentes nos filmes.
Alunos podem se inscrever gratuitamente para participar do evento
"Na Universidade de São Paulo se fala muito de interdisciplinaridade, que eu concordo que seja importante para a formação do discente. Esse aprendizado deve caminhar junto à Tecnologia, Antropologia, Sociologia, por exemplo. Nos três filmes em questão, o roteiro gira em torno do ponto de vista das vítimas e criminosos, as imagens são cruas, sem trilhas sonoras, muitas vezes, para dar sempre a ideia do real mais próximo possível de quem vê a película", considerou.
Aprendizado - O acadêmico do 6º período do curso de Letras Língua Inglesa Johnny Azevedo, de 21 anos, participou do primeiro dia do Colóquio e ressaltou a importância do tema.
"Estar na sala de aula ou fora dela, transmitindo uma ideia, requer total consciência e responsabilidade do profissional. Acho que quanto mais presentes nos fazemos nesses encontros, mais nos tornamos seguros sobre esse papel. No caso do Colóquio, essa transição da linguagem escrita para o cinema, como forma de apreensão, é um meio de as pessoas se familiarizarem", afirmou.
Notícias Relacionadas:
PPGL/Ufam promove o III Colóquio de Estudos da Linguagem e Literatura a partir do 9 de fevereiro