II Encontro Ceteli/Samsung de Inovação Tecnológica aborda novas tendências e mostra de produtos

 
Palestrante da Universidade de Nova Lisboa falou sobre tendências na InovaçãoPalestrante da Universidade de Nova Lisboa falou sobre tendências na Inovação

Alunos dos cursos de Engenharia Elétrica  e Engenharia da Computação estiveram reunidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli), nos dias 05 e 06 de fevereiro, para participarem do II Encontro Ceteli/Samsung de Inovação Tecnológica, realizado no auditório do Centro, no setor Norte da Instituição. Na abertura do evento se deu com a palestra "Uma visão sobre as tendências correntes na pesquisa e inovação no mundo da automação", proferida pelo professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, José Antônio Barata de Oliveira. 

Durante pouco mais de uma hora, o palestrante convidado discorreu sobre a tendência das empresas de adequarem os produtos a uma nova realidade e necessidade de seus clientes, que buscam personalização sem, no entanto, pagar mais caro.  "Mais do que sobre produtos, estamos falando sobre processos, que precisam atender à agilidade e especificidades do mercado, de olho na concorrência e, principalmente, no que é demandado pelo mercado. Esses processos de produção, por sua vez, estão também interligados a questões ambientais e de automação, inteligentes e práticos. Muitos desses produtos, por exemplo, sairão de fábrica podendo ser rastreados, porque é de interesse da própria empresa, saber o perfil de seus consumidores. As informações levantadas pela utilização de alguns produtos, por exemplo, podem ser comercializadas daqui a alguns anos", vislumbrou, frisando que nos anos 1960 não se tinha acompanhamento dos ciclos de vida dos produtos, porque não se contava com tecnologia. 

Equipe Ceteli com representantes da sul-coreana SamsungEquipe Ceteli com representantes da sul-coreana Samsung

O professor, fez também uma breve análise da tendência em pesquisa e inovação no Brasil. "O País tem muitos institutos nesta área, que investem e firmam parcerias com foco na produção de conhecimento, principalmente, no Sul. Aqui no Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas vem se destacando, também pelas parcerias que tem firmado, em especial, com a Samsung, que faz parte do Pólo Industrial de Manaus e é um nicho em potencial", salientou. 

Parceria - Resultado de uma parceria com a transnacional sul-coreana Samsung, o evento é constituído por  palestras e mostras de trabalhos nas áreas de automação e produção de aplicativos para dispositivos móveis. 

O diretor do Ceteli, professor Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho, avaliou a segunda edição do Encontro como positiva e falou da importância dos investimentos em formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento tecnológico feitos pela empresa Samsung na UFAM.  "O primeiro convênio firmado com a empresa, no ano de 2013, visou a formação de recursos humanos, em nível de graduação e pós-graduação, com o fomento de 16 bolsas de mestrado e 120 bolsas de extensão para alunos de graduação.   Os alunos de graduação passam por um programa de 8 meses de duração, onde são mescladas atividades teóricas e práticas. Ao final do programa é promovido um evento onde os alunos apresentam os projetos práticos desenvolvidos. Três áreas foram beneficiadas nesse primeiro convênio: dispositivos móveis, TV Digital e automação industrial. Em 2014 dois novos projetos de desenvolvimento tecnológico foram firmados entre o Ceteli e a empresa Samsung, um na área de desenvolvimento de aplicativos para  dispositivos móveis e outro na área de automação industrial. No triênio que se estende entre o segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2016 a empresa Samsung já tem investimentos programados no CETELI da ordem de 16 milhões de reais. Parte desses recursos estão sendo aplicados na construção de um novo prédio, de 900m2, na montagem três laboratórios de P&D e na montagem de duas novas salas de aula.  O Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) é também um dos grandes beneficiários desses convênios firmados com a Samsung. Além das 16 bolsas de mestrado, o PPGEE é beneficiado com passagens para alunos e professores apresentarem trabalhos em conferências e com o intercâmbio com professores de outras instituições de pesquisa. 

 O chefe de Pesquisa em Desenvolvimento da Samsung, Carlos Matos, ratificou a objetivo da empresa em estabelecer a parceria. "Buscamos desenvolver a região e capacitar os formandos e, eventualmente, absorver essa mão de obra para trabalhar na própria fábrica", disse. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable