Atendimento de urgência no esporte é tema de minicurso na FEFF

Um jogador de futebol, no meio de uma partida, sofre uma contusão grave. Entram em campo os médicos e os socorristas para ajudá-lo. Mas como se deve proceder nesses casos? Este foi o tema central do curso ministrado pelo professor MSc. Fábio Maciel. O curso fez parte da programação da XXIII Semana Acadêmica de Educação Física, promovida em conjunto com a II Semana Acadêmica de Fisioterapia.

Prof. Fábio Maciel, docente do curso de FisioterapiaProf. Fábio Maciel, docente do curso de FisioterapiaNa primeira parte da aula, o professor começou falando sobre a diferença entre os ferimentos leves e os extensos, mostrando como se deve agir nesses casos. Logo em seguida, mostrou técnicas para cessar hemorragias, desmaios e convulsões, assim como o procedimento para os primeiros socorros em vítimas de insolação, fraturas, acidentes oculares e até mesmo a obstrução das vias aéreas por algum corpo estranho.

A segunda parte da aula foi mais voltada para o tratamento de acidentes de atletas no meio de alguma atividade. Segundo o professor, os atletas profissionais e de alto rendimento estão mais propensos a terem lesões, em decorrência do grande esforço que fazem. A seguir, explicou como evitar lesões intrínsecas e extrínsecas. Para ele, não há como evitar algumas lesões, porque ocorrem sem aviso. No entanto, precisa ser feito um tratamento correto.

O professor também explicou como ocorrem as tendinites, cãibras, distensões e lesões de ligamentos. Falou também sobre os métodos de observação para saber se um atleta está 100% bem para continuar em uma competição e ainda destacou que um dos ingredientes mais importantes para o tratamento dos atletas dentro e fora de quadra, campo ou piscina é o gelo, pois ele faz a vasoconstrição, isto é, a diminuição dos vasos sanguíneos, fazendo com que o risco de hemorragias ou outras lesões diminua substancialmente.

Interdisciplinaridade

O aluno Carlos Mar, do 2° período do curso de Medicina, esteve presente ao minicurso, e garantiu que seu aprendizado foi o melhor possível. “Faço Alunos de diversos cursos, como Fisioterapia, Educação Física e até Medicina estiveram presentes ao eventoAlunos de diversos cursos, como Fisioterapia, Educação Física e até Medicina estiveram presentes ao eventoparte da seleção de handebol da Universidade, e pra mim, que estou dentro da área de atuação da Medicina, é bem mais importante participar dessa atividade”, salientou.

O professor Fábio também salientou o fato de o curso servir para outras áreas, especialmente para a área da Educação Física. Segundo ele, durante a formação do educador físico, esse profissional vai trabalhar diretamente com o esporte. “Independentemente do preparo de quem o educador físico estiver treinando, sempre acontecerá alguma lesão. E é nesse momento que ele entra pra evitar que a lesão se agrave”, destacou.

O professor Fábio Maciel é graduado em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Especializado em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pelo Centro Universitário Nilton Lins, é mestre na área de Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Sua atuação tem sido na área esportiva, tendo participado de maratonas, clubes de futebol, rugby e diversas atividades esportivas. Durante a graduação em Fisioterapia, fez estágio em diversos clubes de expressão, como o Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS).

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable