Aprovados no Sisu e PSC realizam matrícula até sexta, 6
É esperado o preenchimento de mais duas mil vagas para os 115 cursos oferecidos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As matrículas estão sendo realizadas conforme data e horário especificadas em edital, no auditório Eulálio Chaves, entre os dias 3 a 6 de fevereiro.
O pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Lucídio Rocha dos Santos, disse que o cronograma de matrícula segue as instruções do Edital 5/2015 que envolve os 115 cursos de graduação. Segundo ele, o atendimento está sendo feito por ordem alfabética dos cursos de graduação.
Lucídio Santos alerta quanto às instruções contidas no edital, principalmente, quando diz respeito à documentação exigida em que o calouro deverá entregar no ato da matrícula, conforme a modalidade de inscrição, ampla concorrência ou reserva de vagas. Entre os documentos exigidos para a modalidade de ampla concorrência, estão: Histórico escolar e certificado de conclusão ou diploma de curso médio (original e fotocópia ou cópia autenticada); Cédula de identidade (original e fotocópia ou cópia autenticada);Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e fotocópia ou cópia autenticada);01 (uma) foto 3x4 recente e de frente.
Os calouros que foram aprovados no âmbito da Lei das Cotas deverão obedecer ao critério para o limite de renda per capita, com comprovante. Segundo ele, os servidores da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp) estão realizando a análise documental dos candidatos que deverão apresentar comprovantes de renda familiar bruta mensal per capita.
As vagas que não foram ocupadas deverão ser preenchidas pelos candidatos que estão na lista de espera do SISU. "Todos deverão ficar atentos à lista de repescagem, mediante o número de vagas não preenchidas", disse o pró-reitor.
Geralmente, o processo de matrícula ocorre com muita tranquilidade, disse o Pró-reitor, o qual acrescenta que a Proeg tem a finalidade de desenvolver os processos de matrícula institucional, a partir da tradição e da experiência.
Lorena Lima, 18, caloura do curso de Arquitetura, disse que tem grande expectativa quanto à realização do curso, uma vez que foi implantado recentemente e sente-se feliz por ter ingressado num curso que a atrai desde quando pensou numa profissão que envolvesse matemática e desenho.
Para Carolina Baltazar, 18, caloura do curso de Artes Visuais, a aproximação com Arte foi decisiva para a escolha do curso. Eu tenho grandes expectativas de aprender muito mais sobre Artes e isto é uma questão ampla de compreensão desse conhecimento. Quando verifiquei a grade curricular, houve uma identificação imediata, disse a Baltazar.