Produção científica de acadêmicos da FCA reunida em mostra científico-cultural

A produção cientifica desenvolvida ao longo de dois anos está em exposição  na II Mostra Científco-Cultural da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) que acontece durante todo o dia (manhã/tarde) desta quinta-feira (29) no Hall da FCA, bloco 1, Setor Sul.  O evento objetiva divulgar para a comunidade universitária os trabalhos científicos desenvolvidos em nível de graduação e pós-graduação, visando a proporcionar interação e parcerias entre diferentes áreas do conhecimento.

Quem estiver passando pelo Bloco 1 da FCA encontrará uma variedade de pesquisas compostas de banners, monografias, dissertações, teses, livros, experimentos, dentre outras produções desenvolvidas pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e de Programas de Extensão destes três cursos: Agronomia, Engenharia de Pesca e Engenharia Florestal.

De acordo com o coordenador geral do evento e tutor do PET Agronomia, Ari Hidalgo, além da exposição instalada no Hall da FCA, os acadêmicos terão oportunidade de assistir a três palestras com temáticas voltadas para essa área de conhecimento e quatro oficinas.

Um ano foi o tempo necessário para que a graduanda do 6º período do curso de Agronomia, Carla Gabriela Dutra Pinto, 21, pudesse desenvolver a pesquisa "Coleta de identificação de sementes de plantas daninhas em cultivo agrícola no Amazonas". A acadêmica conta que o objetivo foi identificar as plantas daninhas presentes nos cultivos para promover o controle e o manejo adequado em cada cultura.

"A partir daí, isso facilita a vida dos produtores no Amazonas, pois, sabendo sobre as plantas infestantes, será possível aplicar o tratamento adequado para controlá-las.  Por outro lado, avalio de forma positiva o evento, pois isso é uma oportunidade de mostrar a nossa produção cientifica e agrega valor ao nosso curriculo como pesquisadora", comenta a pesquisadora.

A pesquisa intitulada "Efeitos sazonais de peixes predadores em lago de várzea", da graduanda do 6º período do curso de Engenharia de Pesca Fernanda Pinheiro, integra a exposição de banners. Segundo a autora, a investigação foi realizada no ano de 2013 em seis lagos ao longo do percurso entre Manaus e Coari. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos dos ciclos da cheia e da vazante nos peixes predadores da Amazônia.

Depositando grandes expectativas quanto à divulgação de sua pesquisa para a comunidade universitária, Fernanda Pinheiro acredita que o evento é um passo importante para sua vida acadêmica no âmbito da iniciação cientifica.       

Pela primeira vez, a graduanda do 8° período do curso de Engenharia Florestal, Vanessa Araujo, participa da mostra. Ela avalia que esta é uma boa oportunidade aos petianos, cuja base de trabalho está no ensino, na pesquisa e na extensão. A graduanda é autora do projeto de extensão "Aprendendo com as abelhas ferrão" que, dentre as atividades desenvolvidas, busca  aproximação aos alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental. O intuito é revelar a importância do ciclo das abelhas dentro do conceito de sustentabilidade.

Na ocasião da abertura, o diretor da FCA, professor Neliton Marques, deu os parabéns à equipe de organização por meio dos coordenadores do três pets da FCA. Ele entende que o evento tem seu diferencial, destacando a socialização do conhecimento como forma de reconhecimento realizado pelos petianos.

"Isso é fundamental no processo de formação profissional, acadêmica e humana. O petiano é um aluno diferenciado no âmbito acadêmico, demonstrando uma ecleticidade, típica da área de ciências agrárias", comenta o diretor. Na composição da mesa estiveram presentes o coordenador do evento, professor Ari Hidalgo, a coordenadora do PET Engenharia de Pesca, professora Rosana Barbosa, e a coordenadora do PET Engenharia Florestal, professora Norma Cecília.   

   

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable