Alunos de Engenharia Química desenvolvem cerveja com fruto do açaí
Alunos do curso de Engenharia Petróleo e Gás apresentaram na noite de terça-feira, 20, na Faculdade de Tecnologia, os resultados de um trabalho elaborado com foco na criação de produtos sustentáveis. O projeto intitulado "Produção de Cerveja Artesanal de Açaí", dos alunos do 6º período, Aurilene Siqueira de Paula, Diogo Felipe Resende Freire, Robert Alephy Souza da Silva e Thiago Castro de Sousa, foi criado dentro de um período de três meses e foi levado a uma plateia composta por alunos, professores e técnicos da área de Inovação Tecnológica.
Na justificativa da pesquisa, os alunos responsáveis pela pesquisa argumentaram que O mercado cervejeiro brasileiro encontra-se em plena ascensão, com inovações sendo apresentadas a cada dia, seja por meio de produtos ou de embalagens. O aumento do poder aquisitivo do consumidor e a busca pelo prazer de sentir novas sensações impulsionam o mercado das cervejas artesanais que costumam ser mais caras. Além disso, o projeto objetivou aprofundar conhecimentos a cerca do processo da fabricação de cervejas artesanais, a partir de análises químicas e de operações unitárias.
Segundo Diogo Freire, um dos responsáveis, a pesquisa foi proposta pelo professor Johnson Pontes, durante o período, como meio de avaliação. "Por coincidência, passei a integrar o projeto o qual desenvolvo também fora da sala de aula. Para mim está sendo uma experiência interessante, porque ratifica os conhecimentos e apura minha experiência em relação ao que eu já desenvolvi", explicou.
Para o orientador do projeto, do Departamento de Engenharia Química, a matéria-prima utilizada na experiência, o açaí, possui diversos benefícios em relação ao seu uso em produção de grande escala. "Em relação à matéria-prima, em si, é um material abundante na região e tem custo relativamente baixo, além de ser bastante consumido pela população. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção da bebida, com mais de 13,27 bilhões de litros por ano, antecedido por China e Estados Unidos", explicou.
Durante a apresentação, os alunos abordaram a classificação das cervejas, quanto à fermentação, à cor, teor alcoólico, extrato primitivo e proporção mate de cevada. Eles descreveram, ainda, o processo de produção de uma mini cervejaria por meio da análise de suas operações unitárias e químicas. O custo para a produção de mais de 20 litros foi de aproximadamente R$ 1.300,00.
"Nossa intenção é que os alunos se sintam estimulados a empreender. Tanto que contamos com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica a fim de nos acompanhar e orientar da melhor forma quanto à criação de marcas e patentes do que produzimos", explicou o professor-orientador.
A pró-reitora de Inovação Tecnológica, em exercício, professora Maria do Perpétuo Socorro Coelho, acompanhou a apresentação dos alunos, e elogiou a dedicação da equipe com a produção científica. Segundo ela, a universidade quer que os alunos façam as suas práticas e que elas possam ser úteis para a sociedade, transformando-se em um negócio futuro com a utilização e inclusão, principalmente, de matéria prima regional.
Sobre o açaí - Fruto de uma palmeira nativa da várzea da Região Amazônica, o açaí é um fruto pequeno, de cor roxa que se forma em cachos. De acordo com as características descritas em diversas pesquisas, ele possui um alto poder antioxidante, vasodilatador e anti-inflamatório. Em sua composição há presença das vitaminas B1, C e E, além de potássio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, entre outras. No Norte do Brasil, é considerado um alimento muito importante devido suas qualidades nutricionais.