Protec promove curso sobre patentes

Trezentos e vinte alunos participam do curso "Uso estratégico de patentes em negócios: foco em informações tecnológicas", ministrado pelo sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki.  O curso que teve início nesta quinta-feira, 15, com término na sexta, 16, apresenta uma carga horária de 12h, e está sendo realizado no auditório Rio Solimões, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

 

Na ocasião, a diretora do departamento de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica, da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), Maria do Perpétuo Socorro de Lima Verde Coelho, disse que a responsabilidade da Protec é disseminar a cultura da inovação tecnológica no contexto acadêmico, para que no futuro se possa desenvolver bons projetos, pesquisas e bons negócios.

De acordo com ela, a parceria entre a Ufam e Axonal Consultoria Tecnológica exigiu a participação de outras instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECT/AM), que fomentaram a realização desse evento.

Socorro Lima Verde ressalta a importância do diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Ela considera que a multidisciplinaridade traz avanço tecnológico para a a UFAM.  "A orientação para os alunos inscritos pelas instituições parceiras permitiu o contato antecipado de 30 dias antes do inicio do curso, incentivando a participação e a não desistência", comenta.

As ações de qualificação de profissionais nessa área de conhecimento realizado pela Protec são contínuas. Segundo Socorro Lima Verde, a Ufam tem sua função social que é, inicialmente, a formação profissional para o mercado de trabalho. Por outro lado, ela também deve dar condições a esse profissional para compreensão do empreendedorismo, trazendo desenvolvimento a nossa Região.

Para o professor e sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki, o curso é direcionado às pessoas que queiram empreender e inovar. Ele costuma dizer que o brasileiro é criativo, entretanto, ao fazer o negócio, encontra dificuldades para execução. "Normalmente, nós não somos preparados para a proteção de nossas criações e  tampouco para executar os procedimentos para negociá-las", completa.

O objetivo desse contato de dois dias é compartilhar o conhecimento, as experiências pessoais e profissionais com os alunos sobre o uso prático de patentes. Qualquer pesquisador e/ou inventor pode trabalhar com isso e a ausência de profissionais no Brasil requer a elaboração de cursos em todo o país. A minha expectativa é que as pessoas saem do curso renovadas, com a vontade de conhecer mais sobre a questão. Mas também uma serie de conceitos práticos sobre como usar isso no nosso dia a dia, disse.  

 Quem é o Henry Suzuki?

Henry Suzuki é sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal consultant da Innovalyst (US), consultor colaborador da Avenium Consulting (FR). Agente da propriedade insdustrial. Especialista em bases de dados técnicos, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administrado  de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil e na América do Sul. Ex-representante e instrutor de outros sistemas comerciais de busca de informações. Inventor e empreendedor.    

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable