Egressos de Medicina comemoram 40 anos de formatura
Aula da saudade foi ministrada pelo doutor José Bernardes Sobrinho
A solenidade foi realizada no auditório doutor Zerbini da Faculdade de Medicina, na manhã desta quinta-feira (11) e contou com a presença de egressos da turma que vieram de outros países e de outros estados do Brasil especialmente para a cerimônia. Formada em 1974, a turma doutor Jauary Guimarães de Souza Marinho ou “Nicodemus”, como também é carinhosamente conhecida, foi a quarta turma de Medicina a se formar na UFAM. Durante a solenidade no auditório Dr. Zerbini, o doutor Francisco Garcia, que foi o orador da turma em 1974, discursou em nome dos colegas. "Como é do conhecimento dos senhores, fui para a área empresarial, mas tenho todos vocês em meu coração. Tenho certeza de que fazemos parte da melhor turma de Medicina da Universidade", disse o orador, emocionado.
Homenagens a ex-diretores
A turma rendeu homenagens aos ex-diretores da Faculdade de Medicina, Dr. Ernani Aguiar e Dr. José Bernardes Sobrinho. Dr. Ernani Aguiar foi o segundo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Durante seu discurso, ele relatou um pouco a trajetória do curso de Medicina no Amazonas, entregou à turma o Decreto no qual consta o reconhecimento do curso de Medicina da UFAM e disse que sente orgulho de todos os integrantes da turma. “Estou satisfeito de ver vocês novamente e orgulhoso de cada um dos senhores serem médicos com atuação destacada”, elogiou.
O segundo homenageado foi o doutor José Bernardes Sobrinho. Ele proferiu a aula da saudade para a turma. Durante seu pronunciamento, o também ex-diretor da Faculdade de Medicina destacou que, há 40 anos, encontrava naquele mesmo espaço jovens entusiasmados e interessados em se tornarem médicos e que cabia a ele a responsabilidade de transmitir aos alunos os conhecimentos que havia adquirido durante o curso de medicina e de pós-graduação na USP. “Os senhores conquistaram merecidamente o diploma de médico. Passaram noites sem dormir, ficaram fins de semana debruçados nos livros e preocupados com as provas dos começos de semana. Registre-se que os senhores não viam isso como um sacrifício, mas como uma fase necessária para atingirem o objetivo de se tornarem médicos. Hoje os meus caros ex-alunos gozam de conceito ético e profissional que enaltecem o conceito da nossa Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas e eu, ao procurar entender as razões que levaram meus colegas e ex-alunos a me apontarem para esta importante e carinhosa homenagem, chego à conclusão de que ela é um bálsamo da generosidade de vocês”.
Inauguração do Túnel do tempo
O atual diretor da Faculdade de Medicina, doutor Dirceu Benedicto, anunciou a inauguração do túnel do tempo, um corredor da FM que abrigará as memórias das turmas de Medicina que se formaram na UFAM. "Vocês foram chamados para atuar nos hospitais. Hoje somos chamados para hospitais e também para a academia. Temos atualmente o desafio de estruturar a Faculdade de Medicina no município de Coari e ficamos felizes com as turmas vem se confraternizar aqui na Faculdade. Queremos ver mais comemorações de dez, quinze, vinte anos de formaturas. Queremos nossos egressos envolvidos e mais próximos. Vamos à inauguração do “Túnel do Tempo”.
Após a solenidade no auditório, os egressos foram inaugurar o “Túnel do tempo” e se depararam com a placa de formatura deles. O atual vice-diretor da Faculdade de Medicina, doutor Jacob Cohen, é um dos alunos da turma de 1974. Ele comenta a satisfação de rever os amigos de longa data. “É um momento muito importante, pois 40 anos é um tempo muito longo e não imaginávamos chegar a tanto tempo. É uma satisfação imensa rever colegas que eu não encontrava há mais de vinte anos. Nossas comemorações vão até o dia 13 com baile e visitas de reconhecimento a importantes lugares que frequentávamos na época da Faculdade”, declarou.
Com um nome em sintonia com a Medicina, o Dr. Remédio Leocádio, que atua como cirurgião geral em Manaus também demonstrou a satisfação de rever os amigos e lamentou que muitos da turma já tenham falecido. “Este é um momento muito maravilhoso. Poder reencontrar meus colegas de Faculdade aqui na nossa Faculdade. Alguns colegas meus já fizeram a passagem, outros encontramos com atuação destacada aqui em Manaus e outros que vi pela última vez no dia da formatura, que foi muito animada, assim como esse encontro. Estou muito feliz”.
Outro integrante da turma de 1974 é o dr. Expedito Teodoro que ressaltou a importância da UFAM na vida de todos os integrantes da “Nicodemus”. "Chegamos à Faculdade em 1968. Nossa turma era formada por pessoas de estados e até países diferentes. Resolvemos fazer essa cerimônia aqui no Zerbini porque tivemos aulas, eventos e momentos inesquecíveis neste espaço. É muito emocionante estar aqui de novo".
Antes da solenidade na faculdade de Medicina, os médicos participaram de uma missa em alusão aos 40 anos de formados, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Além de realizarem a aula da saudade no ambiente que frequentavam durante a faculdade, a programação das comemorações é extensa e abrange palestras, jantares e baile.