Assembléia SBQ Norte avalia o I Encontro de Química
O I Encontro de Química da Região Norte – SBQ Norte com tema `Química para o desenvolvimento sustentável da Amazônia´ que desde quarta-feira, 10, propõe divulgar a Química na Sociedade como elemento de contribuição ao desenvolvimento sustentável regional, realizou nesta sexta-feira, 12, a Assembléia SBQ Norte, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.
De acordo com a professora do Departamento de Química e coordenadora geral do evento, Maria Lúcia Belém Pinheiro, a Assembléia propõe novas diretrizes para o próximo encontro regional com a escolha da cidade e do tema a ser discutido. Nesta reunião, a avaliação das atividades do evento são prioridade, assim como, a congratulação dos professores e de pesquisadores das Instituições de Ensino de Pesquisa da Região Norte, comenta.
A professora Maria Lúcia Belém não esconde seu entusiasmo com a realização do evento que traz grandes perspectivas da Química na Região. Segundo ela, a Química está presente no nosso dia a dia dos seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina de reações químicas que ocorrem a cada segundo. Segundo a coordenadora o evento traça objetivos que evidenciam a importância, no sentido de divulgar seus efeitos na sociedade, como também sua contribuição para o desenvolvimento da Região Amazônica.
“Sem conhecimento cientifico preliminar e, a Química é uma das vertentes, torna-se difícil estabelecer políticas públicas que possam trazer o desenvolvimento para a Amazônia sob uma visão de sustentabilidade, levando em conta, outras formas de conhecimento, pois a construção do conhecimento não se faz de maneira isola, mas de forma integrada”, relata a coordenadora.
Sob o ponto de vista pedagógico, Maria Lúcia Belém disse que o Encontro estimula ao estudante a ter maior visão do que seja a disciplina, como também sua contribuição para a humanidade. Para tanto, a coordenação convidou pesquisadores de ponta das áreas de referencia para enriquecer as discussões no Encontro que dá uma dinâmica nas oficinas, minicursos, sessões temáticas e de pôsteres, mesas-redondas e palestras. A coordenadora destaca a solenidade de premiação da Olimpíada Amazonense de Química 2014.
A secretaria da Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ Norte) e pesquisadora da Coordenação de Tecnologia e Inovação (Produtos Naturais) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Maria da Paz Lima, disse que na primeira instância será avaliado, previamente, as atividades que ocorreram no I Encontro de Química Região Norte, assim como, priorizar as ações para o próximo evento.
Início








