Fórum de Ensino de Graduação reúne profissionais e alunos de História em Encontro Nacional
Na programação do II Encontro Estadual da Seção da Associação Nacional de História que acontece na Ufam, de 10 a 12 de dezembro, o Fórum de Ensino de Graduação que tem como tema “Interações entre o Estágio e as Práticas Integradas: balanços e perspectivas”, objetiva realizar um diagnóstico acerca das dificuldades existentes na construção de ferramentas que viabilizem a interação entre os estágios e as práticas integradas. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 10, no auditório Rio Solimões, Setor Norte.
De acordo com o professor do departamento de História, Hideraldo Costa, o Fórum é um momento importante para refletir o ensino de História nas Instituições de Ensino Superior (IES) com foco na realidade local. Para ele, o Fórum é uma das demandas da ANPUH-Brasil, que possibilita pensar em nível estadual e estabelece a formatação de um diagnóstico nacional dentro de várias temáticas elencadas.
O resultado dessa discussão pode trazer mudanças na grade curricular. Hideraldo Costa acredita que a discussão envolve esse parâmetro, o qual considera de fundamental importância para a construção de um processo de troca e de interação. Segundo ele, são os alunos que vivenciam a realidade e apresentam seus problemas e necessidades, o que infere nas decisões superiores para ampliação e atuação das ações institucionais que visa incorporar as experiências como fator de base.
Para a professora Ana Lúcia Vieira e membro da Comissão de Estágio Supervisionado e Práticas Integradas, a nomenclatura dada ao Fórum explica e define como proposta de reflexão. Segundo ela, fazer o balanço das atividades que ocorrem em sala de aula e as práticas entre o período do estágio supervisionado e as experiências obtidas serão o suporte para as discussões. Além disso, disse a professora, a sugere aproximar a teoria e a prática no processo de formação do professor na Educação Básica, segundo o parecer do Conselho de Educação de aproximar as disciplinas práticas integradas a partir do diálogo com as atividades docentes do aluno em sala de aula.
Para ela, pensar as Práticas Integradas como espaço de discussão é um dos objetivos finais da Educação Básica, que está baseado no exercício da cidadania e o mundo do trabalho. Nesse sentido acha importante trazer de forma mais operante, a questão de temas transversais que inclui a questão da ética, do meio ambiente, saúde, orientação sexual, dentre outros.
Para o coordenador do curso de História, Cesar Augusto Bulbo Queiroz, discorrer as práticas desenvolvidas no departamento de História é extremamente salutar. "Creio que seja o momento oportuno para começar a discutir um processo de mudança, permitindo qualificar o currículo e adequá-lo as demandas estabelecidas pelas resoluções do Ministério da Educação", disse.