A festa da iniciação científica – melhores projetos são premiados no Conic
Karenn Fernandes é uma das jovens cientistas da UfamA premiação condecorou os melhores trabalhos de pesquisa apresentados na XXIII edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic) da Ufam. Além dos estudantes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) também foi homenageada pelos dez anos de apoio à iniciação científica da Universidade. A solenidade ocorreu nesta sexta, 05, no auditório Rio Amazonas.
Mais de 700 projetos inscritos no Conic 2014Com mais de 700 trabalhos inscritos somente da capital, o Conic 2014 fecha o ano comemorando a expressiva participação de estudantes da Ufam em projetos de iniciação científica. “O nosso balanço desta edição é bastante positivo”, afirmou a diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), professora Marne Vasconcellos. “Esse é o momento do reconhecimento ao esforço dos nossos estudantes. É um estímulo para que possam ir além e se engajar e continuar na carreira de pesquisador”, comentou a professora.
Foram premiados, com medalhas e menções honrosas, os 60 melhores projetos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Sociais Aplicadas, Saúde, Matemática e Agrárias. Os dez primeiros colocados em cada área receberam placas e passagens aéreas para participar de congresso científico.
Entre os critérios considerados na avaliação do Conic estão o desempenho e a desenvoltura do aluno na exposição do projeto, a apresentação dos resultados, a observância do cronograma e a participação do orientador. Os membros do comitê externo do Conic são os responsáveis pela eleição dos destaques do Congresso.
Mesa de Honra
Orientadora do projeto vencedor na categoria ciências exatas, a professora Cristine Machado comentou a importância da iniciação científica para a Universidade. “Oportuniza ao aluno experimentar essa área da academia que é a pesquisa científica”, disse. Para a professora, um dos aspectos positivos dos programas de iniciação científica é poder acompanhar o desenvolvimento dos orientandos. A orientadora destacou também a importância do apoio das agências de fomento para o ingresso de novos cientistas.
Ufam presta homenagem à FapeamKarenn Fernandes, aluna do 9º período do curso de Química, recebeu uma placa pelo primeiro lugar na categoria Ciências Exatas. “É muito gratificante ver que as pessoas reconhecem o tempo que você gasta no laboratório”, disse Karenn, que buscou identificar quais metais e íons estão suspensos na atmosfera de Manaus. “Isso mostra que a Química da atmosfera é importante na nossa cidade apesar dela ser nova na área de Química”, frisou a jovem pesquisadora, que já está no terceiro projeto científico.
Fapeam
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi homenageada também com uma placa em alusão aos dez anos de parceria com a Ufam no apoio à iniciação científica.
Mesa de Honra
Compondo a mesa de honra do Conic 2014, estavam o pró-reitor em exercício da Propesp, professor Afonso Duarte, a representante do comitê externo, professora Rosa Esther Rossini, a representante dos estudantes inscritos no evento, Natana Bastos, o representante da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), Felipe Cruz, a representante da Fapeam, Aline Cristina Lauria, e a diretora de pesquisa da Propesp, professora Marne Vasconcellos.
Início








