Progesp inicia seleção de novos estagiários para atuarem em setores administrativos

Provas foram aplicadas no auditório do DRHProvas foram aplicadas no auditório do DRH

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH) iniciou, nesta semana, a seleção de estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública para trabalharem na Ufam, em regime de estágio, em cargos administrativos. Previamente recrutados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), pelo qual chegaram ao DRH encaminhados, os estudantes já passaram por duas etapas e participam de dinâmicas em grupo, na próxima terça-feira, 9, para encerrar a seleção como última fase eliminatória. 

De acordo com a técnica em Assuntos Educacionais do DRH, Emanuelle Chagas, a partir da reformulação da Progesp - identificada anteriormente como Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários (Procomum) -, a forma com que os jovens são selecionados também mudou. Anteriormente, a escolha dos estagiários se restringia ao preenchimento de ficha cadastral e também ao bom desempenho pelas respostas, por escrito, a algumas perguntas de cunho pessoal e profissional. 
 
"Antes também não os acompanhávamos para saber, de fato, como estavam executando seu trabalho. Desta vez, além de entrevista, aplicamos provas de interpretação de texto e informática e as dinâmicas em grupo serão outras ferramentas para avaliar o perfil dos mesmos, de forma a sabermos quais habilidades têm e onde poderão ser melhor aproveitados", explicou a técnica. 
 
Ao todo, a Progesp mantém 200 vagas para estagiários, estando 180 delas preenchidas. Até o final de dezembro, no entanto, cerca de 50 ficam disponíveis devido ao término de vigência do contrato. 
 
"As modificações do processo de seleção também foram reformulados porque consideramos que mesmo depois de escolhidos para ocupar as vagas, muitos dos estudantes desistem. Ou seja, implementando a seleção em fases, a gente pode observar que eles passa a se sentir mais motivados, valorizam e se empenham mais", explicou Emanuelle Chagas. 
 
Desde 2008, a Universidade Federal do Amazonas mantém convênio com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o qual seleciona alunos do Ensino Médio da rede pública. A faixa etária dos jovens inscritos é de 16 a 19 anos de idade. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable