Engenharia de Petróleo e Gás realiza sua terceira semana acadêmica

Alunos lotaram o Auditório Rio Javari para abertura da semanaAlunos lotaram o Auditório Rio Javari para abertura da semanaO recente curso de Engenharia de Petróleo e Gás, criado em 2010, iniciou a terceira edição da sua semana acadêmica com a significativa participação dos alunos. A abertura aconteceu na última terça (25) no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia.


Formando sua primeira turma de graduação, o curso de Engenharia de Petróleo e Gás chega à III Semana Acadêmica de Petróleo e Gás com objetivo de aproximar profissionais já estabelecidos na área e traçar um panorama atual do cenário de exploração nacional. A Ufam é instituição pioneira, sendo a única a ter criado o curso de graduação na área no Amazonas. O curso tem hoje 5 turmas e busca sua consolidação na formação de recursos humanos para o estado.

Segundo a professora Joeres Sima, coordenadora do evento, nessa edição a ideia é focar mais na formação dos alunos, já que o curso forma sua primeira turma ao final do período letivo: “Muitos desses alunos que estão se formando começaram a estagiar na Petrobrás e eles trouxeram muita experiência do que estão vivenciando dentro da empresa para o curso”.


O tema da Semana é “Exploração e produção de petróleo e gás no Amazonas”, a partir daí unir a experiência que os alunos estão obtendo dentro de empresas com o cenário de exploração nacional, mas sempre focado no Estado, que é o objetivo do curso: formar recursos humanos local e regionalmente para suprir essa demanda.


“Essa integração entre instituição de ensino e empresa é importante para conseguirmos estabelecer parcerias. Por ser um curso recente, o contato entre academia e mercado pode ser positivo no sentido de conseguirmos incentivos para estruturação de novos laboratórios, novas pesquisas, o que é bom tanto para o aluno quanto para os professores.”


A equipe de organização do evento é formada pelos alunos concluintes que se mostrou muito interessada em desenvolver a Semana e buscaram integrar também os alunos calouros. Os tecnólogos de outras instituições também participam da semana para se atualizar sobre as novidades da área.

Na palestra de abertura compuseram a mesa Marcelo Moura Melo (consultor técnico da Petrobrás e engenheiro de petróleo Sênior), Fábio Corregio (gerente setorial da engenharia de poço da Petrobrás/ Unidade Operacional do Amazonas), Vladimir Quéops (coordenador de operações Braserv), Raimundo Nonato (consultor na área de engenharia de petróleo), Flávio Simplicio (gerente de sonda da Queiroz Galvão) e a professora Joeires Simas (coordenadora do curso de Engenharia de Petróleo e da Semana de Petróleo e Gás e a idealizadora da semana acadêmica).

A III Semana Acadêmica de Petróleo e Gás segue até sexta (28) com palestras, minicursos e oficinas realizadas na Faculdade de Tecnologia, setor Norte do Campus Universitário.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable