IV Emflor discute "Tráfico, Feminismos e Fronteira" até o dia 19, no ICHL

Plateia do EmflorPlateia do Emflor

"Aqui estão mestrandos, doutorandos, sociedade civil organizada pensando e discutindo a mulher como foco sob o ponto de vista humano, colocando cada agente sob um caráter intervencionista. Acredito que as forças da inteligência só têm efetividade quando estão ancoradas na sociedade civil e é isso que faz Emflor um evento de sucesso e de resultados", disse. 
 
A representante do Fórum Permanente de Manaus, Florismar Ferreira da Silva também se pronunciou. "Viemos participando desse processo desde sua primeira edição e na oportunidade, ratificamos que, enquanto houver violência contra a mulher, estaremos nas ruas, mobilizando-nos e lutando para que não sejamos vítimas de nenhum tipo de violência", falou. 
 
A coordenadora do evento, professora Iraildes Caldas Torres, afirmou que o Emflor nasceu da necessidade de divulgação das pesquisas que têm a mulher como eixo temático, aglutinando aqueles que pensam o tema e podem buscar soluções para minimizar e extinguir essa problemática. 
 
"O tema 'Tráfico, Feminismos e Fronteiras' está posto nas pautas nacional e internacional, inclusive na da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa atividade criminosa degrada a mulher e a submete a todo tipo de atrocidade contra a qual buscamos lutar, para isso, contando com os poderes constituídos", salientou.  
 
A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Beatriz Moutinho Breval, afirmou que o Estado tem cada vez mais se preocupado em atender às necessidades e demandas recorrentes das mazelas que afligem a população feminina. 
 
"Eu mesma, quando assumi a tarefa de conduzir a secretaria, vesti-me de conhecimento e fui buscar informações que pudessem me ajudar a desenvolver um trabalho que estivesse à altura desse público", afirmou. 
 
A diretora do ICHL, professora Simone Eneida Baçal de Oliveira, mostrou-se feliz e entusiasmada com a movimentação e mobilização proporcionadas pela realização do Emflor. 
 
"Fico feliz em saber que esse Encontro ganha uma proporção cada vez maior, com convidados trazidos de outros estados e também países para um ambiente que precisa unificar pensamentos e anseios em prol de nossas mulheres. Há muito o que fazer, mas mantermos esse diálogo denota que estamos no caminho certo. É isso que a Universidade quer, crescer nessa dinâmica de teoria e prática", frisou. 
 
Conferencista falou da violência contra mulher na Europa - Ao fim das considerações dos componentes da mesa, a presidente da Comissão Própria de Avaliação, Valdete da Luz Carneiro, representando a reitora, professora Márcia Perales, deu como aberto o evento. 
 
"O desenvolvimento da ciência na universidade tem que se apropriar dessa realidade social que vivemos, na qual a dignidade das pessoas, principalmente a das mulheres, tema esse em voga, está cerceada, então precisamos repensar, discutir, propor e agir para que isso não mais corra, precisamos desatar os 'nós' e fazer com que essa sociedade democrática exista de fato e de direito", observou. 
 
Conferência Magna - Com o tema "Tráfico, Feminismos e Fronteira", a professora Mar Gallego discorreu não sobre conceitos acerca da violência contra a mulher, mas o ambiente vivenciado por quem está na condição de vítima da violência nos países europeus. Morando na Alemanha, a professora atua num serviço que ajuda mulheres sob condição de exploração. 
 
"Estou acompanhando um caso há cerca de um ano e meio que exprime bem a realidade de várias mulheres vítimas, que, estando na Europa, estão sujeitas à legislação de migração de seus respectivos países. Lá, eles afirmam que se a mulher quiser voltar para seu país, precisam deixar para trás os seus filhos ou o pouco que construíram. Uma das questões que colocamos sob discussão, é possibilitar o aprendizado do idioma por parte dessas migrantes, porque dessa forma, elas podem buscar socorro e externar suas necessidades e, ainda, lutar para modificar a legislação como forma de assegurar os direitos dela", disse. 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable