Encontro ensina como tornar a aposentadoria uma expectativa prazerosa

O 2o Encontro de Educação e Preparação para Aposentadoria promovido pela unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass), na manhã desta sexta-feira,14, reuniu aproximadamente 80 servidores públicos federais no Centro Estadual de Convivência do Idoso. O evento contou com palestras e atividades com o objetivo de ensinar como tornar a aposentadoria uma expectativa prazerosa, evitando resultados negativos como depressão, isolamento e dificuldades de relacionamento.

Foi a segunda vez que a técnica administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Raimunda Silva, participou do encontro. “No ano passado, gostei muito do conteúdo das palestras que têm me ajudado a saber como conduzir a vida da gente, com qualidade de vida, quando estamos prestes a nos aposentar”, contou a servidora.

As palestras tiveram início às 9h, no Cine-Teatro Comandante Ventura. A assistente social da Fundação de Seguridade Social (Geap), Naira Castro, falou ao público sobre o programa Maturidade Saudável da fundação, direcionada aos associados com idade acima de 59 anos. “Trata-se de intervenção para que o envelhecimento se dê de forma saudável, com atendimento médico, nutricional, psicológico e atividades grupais diversas para a promoção da saúde – oficinas de dança, caminhada orientada, teatro, etc.”, explicou Naira.

"Tem me ajudado muito", disse Raimunda Silva, sobre o evento do Siass"Tem me ajudado muito", disse Raimunda Silva, sobre o evento do SiassDurante as palestras e no intervalo delas, o público presente era convidado a interagir, cantando e exercitando-se.

A professora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), Alessandra Moreno, falou sobre o tema “Empreendedorismo, paixão pelo que faz”. Por meio de dinâmica entre os participantes, a professora do Sebrae explicou que o empreendedorismo deve estar presente em tudo que se faz. De acordo com ela, o empreendedor não depende do outro, tem motivação e uma atitude proativa perante as dificuldades, sem “ficar preso nas teias da tristeza”. “O empreendedor gera significado, encontra sentido para as tarefas mais duras e sai renovado de adversidades. É preciso começar logo a empreender para que a vida não vire um rascunho, sem tempo de passar a limpo”, orientou Alessandra Moreno.

No final da manhã, os participantes puderam escolher dentre os serviços gratuitos oferecidos no evento, quais sejam, aferição de glicemia e de pressão ocular, exame de bioimpedância (avaliação da composição corporal), avaliação ocular e tratamento de beleza.

No início da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofereceu um stand sobre a saúde do homem, aproveitando o evento para divulgar a campanha Novembro Azul, que orienta os homens a realizarem exames preventivos.

Às 14h, o médico Jorge Masullo, gestor do Siass/UFAM conversou com os participantes sobre estresse, desmistificando a visão do que é “estar estressado”: “Toda vez que você respira, você gera radical livre que gera estresse. O estresse está no nosso dia a dia, em todas as horas, não é necessariamente algo ruim. De 3 a 5% do ar que você respira vira radical livre e para combatê-lo é preciso, por exemplo, fazer uso de antioxidantes, tentar relaxar um pouco mais”, explicou o médico.

O evento terminou com o “bolerão” do Centro Estadual de Convivência do Idoso, que é realizado semanalmente nos finais de tarde das sextas-feiras.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable